sexta-feira, 11 de novembro de 2011

OUVIR A VOZ DO PASTOR QUE CUIDA

João 10:1-15

1. Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.
2. Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.
3. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora.
4. E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.
5. Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.
6. Jesus disse-lhes esta parábola; mas eles não entenderam o que era que lhes dizia.
7. Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.
8. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram.
9. Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
10. O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
11. Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
12. Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas.
13. Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas.
14. Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.
15. Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas

JESUS ENSINAVA DESTACANDO SITUAÇÕES QUE SEUS OUVINTES CONHECIAM:

Os liderres religiosos não davam atenção e cuidado ao povo.
Eles serviam a uma Religião de Aparencia “Como Sepulcros caiados” na linguagem de Jesus.

Em João 8:32 Jesus deu sinal de que a religião dos Judeus não revelavam verdades eternas: “Conhecereis a verdade”...

Portanto Jesus declara em João 10 – Quem é o verdaeiro pastor que cuida das ovelhas.
ELE É O SUPREMO PASTOR – mas ele próprio capacita “pstores” para cuidarem das suas ovelhas: Pastor – cuida!

Na revelação da Palavra encontramos: Pastor com investidura pastoral – cuida da igreja. Pastor – Dom de cuidar, aconselhar, ajudar (dar a mão)...

Hoje em especial temos aguns grupos que precisam de cuidados: Jovens e Adolescentes em situações de risco... Dominados e pela droga... pelo vício... pela imoralidade... pela libertinagem... Uma geração sem LIMITES!!!!!

As caracteristicas de João 10 tanto servem para o Pastor da Igreja, quanto para o dom de pastorear – cuidar!

1.  Entrar pela porta.
“Pastor das ovelhas".

2. Ouvem a sua voz.
“Chama pelo nome”

3. Ovelhas o seguem.
“Conhecem a voz do pastor”.
“De modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele”

4. Verdade revelada.
“Disse Jesus: Eu Sou a porta”.
“Se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá,eachará pastagem”.

5.Vida transmitida
“Eu vim para que tenham vida,e a tenham com abundância”.

6. O contraste.
“O ladrão não vem a roubar, a matar, e adestruir”.
“Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas”.

7. O mercenário... Que não é Pastor.
“De quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas”. “O mercenário, não cuida das ovelhas’.

8. A Afirmação do Pastor.
“Eu sou o bom pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido”. “E dou a minha vida pelas ovelhas”.

APLICAÇÕES
Ouvir a voz do pastor “do conselho”
De que forma você tem exercido sua influência para que as pessoas que necessitam dos seus conselhos ouçam a sua voz.

Conhecer as ovelhas “seu filho... seu sobrinho... ou quem sabe o seu liderado”
Eles conhecem a sua voz? Ou seja o seu testemunho.

Dar a vida “em favor da sua ovelha”
Você tem estado disposto em dar a sua vida para resgatar aqueles que estão perdidos?

O pastor que cuida! Sua voz é conhecida! É ouvida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao Blog!
Fique a vontade para comentar!