ELEITOS DO SENHOR

1ª CARTA DE PEDRO
Pedro - Antes ele e seu irmão André eram pescadores e o Senhor Jesus os convocou: "Sigam-me, e eu vos farei pescadores de homens. No mesmo instante eles deixaram as redes e o seguiram" Marcos 1:16-18.


Quando houve a perseguição dos judaízantes em Jerusalém, os crentes foram dispersos indo por todas as partes pregando a mensagem da Salvação. Em Antioquia os crentes estabeleceram a primeira agência missionária, e teve o Apóstolo Paulo o seu principal missionário, chegou a vários lugares com a pregação do evangelho. (Leia Atos dos Apóstolos).


É provével que a carata tenha sido escrita entre 60 a 65 da era cristã.

A Carta de Pedro é escrita para os crentes nesses lugares, para encorajá-los e confirmar a fé em Jesus Cristo. (Como em todas as Cartas chamadas Gerais).

"Estrangeiros dispersos:Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia" 1:1


Principais temas abordados na revelação do Senhor ao Apostolo Pedro:
Esperança da Salvação.
Santidade dos Filhos de Deus.
Boa conduta do cristão.
Deveres domésticos.
Amor fraternal.
Paciência na aflição, segundo exemplo de Jesus.
Deveres dos líderes.
Humildade e vigilância.

ELEITOS DE DEUS. 1:1, 2.
"Segundo a presciência de Deus" 1.2 - Na verdade todos os homens foram eleitos para a salvação, mas Deus na sua infinita sabedoria conhece todos aqueles que ouvindo a mensagem receberão a salvação, esses são identificados na Palavra como os especiais eleitos de Deus.

1. Cidadãos de uma pátria especial.
"Estrangeiros dispersos" 1.1 - Todos os crentes são cidadãos de uma pátria onde o Senhor Jesus é o Rei Esterno. Os crentes hoje são esses "estrangeiros dispersos" - enquanto peregrinos nesta terra, precisam ser fortalecidos e encorajados a continuar testemunhando da salvação "Só por Jesus".

2. Santificados a partir da salvação.
"Aspersão do Sangue de Jesus Cristo"1.2 - Primeiro acontece a salvação por meio da obra redentora de Jesus Crsito. E a cada dia da vida cristã o crente é santificado, separado e preparado para servir ao Senhor durante a sua peregrinação (como estrangeiro nessa terra).


O agente da santificação é o Espírito Santo, que passa habitar no crente no momento que recebe a Jesus como salvador. "Pela santificação do Espírito Santo" 1.2

3. Obedientes a partir da santificação.
"Santificados pelo Espírito para obediência" 1.2. A santificação capacita o crente para obedecer a Jesus:

A obediência aproxima o crente do seu Senhor.
A obediência produz satisfação interior.
A obediência produz certeza do cumprimento da vontade do Senhor.


O Eleito do Senhor pelo fato de:
Pertencer à Pátria Celestial.
Ter alcançado a santificação pela obra do Espírito.
Ser obediente e cumprir a vontade de Deus.
a "PAZ VOS SEJA MULTIPLICADA" 1.2
===========================================================

ELEITOS DO SENHOR PARA UMA VIVA ESPERANÇA
1ª Pedro 1:3-12
“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua misericórdia, ele nos gerou para uma ESPERANÇA VIVA, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos”. (v.3)

Esperança.
Palavra desafiadora, no dicionário é traduzido por disposição de espírito que induz a esperar que uma coisa se há de realiza ou suceder.
A Esperança gera expectativa.

Biblicamente a esperança é uma virtude:
No escrito e experiência no tempo do Velho Testamento a expectativa era pelo cumprimento da promessa do Messias. E no Novo Testamento? A esperança está centrada na fé em Jesus Cristo na certeza do cumprimento das promessas espirituais destinadas para os salvos.

Pela fé o crente foi GERADO PELO PAI EM CRISTO JESUS PARA UMA VIVA ESPERANÇA que se manifesta por sua perseverança e confiança na expectativa das promessas de Deus. Elementos que caracterizam a Viva Esperança dos Eleitos do Senhor:

1. Aguardar uma herança que jamais perecerá.
“Para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herança guardada nos céus para vocês” v.4

2. Contar com a proteção do Senhor.
“Que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no ultimo tempo” v.5. "Enquanto “Estrangeiros nessa terra” v.1. Precisamos da proteção do Senhor contra os ataques e ciladas do inimigo. “Mediante a fé” – somente através da confiança no poder de Deus é que o crente permanece firme e na expectativa do cumprimento da promessa de proteção contra o inimigo. “Assim fica comprovada que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor e honra, quando Jesus Cristo for revelado” v.7

3. Amar incondicionalmente o Senhor.
“Mesmo não tendo visto vocês o amam; e apesar de não o verem agora, crêem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa” v.8. Os eleitos do Senhor o amam acima de todas as coisas. Crêem em Jesus mesmo não o vendo com olhos da carne, mas o contemplam pela FÉ. Há alegria no coração do crente que ama a Jesus. “Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram”. João 20.29

4. Alcançar o Alvo da sua fé.
“ Pois você estão alcançando o alvo da sua fé a salvação ds suas almas”. V.9. Os eleitos do Senhor são perseverantes porque são movidas pela certeza de alcançar o ALVO DA SUA FÉ – A SALVAÇÃO ETERNA! Foi a respeito dessa salvação que os profetas falaram através da Revelaçao no Velho Testamento que se cumpriu em Jesus ao estabelecer do seu Reino no Novo Testamento.

APLICAÇÃO
Diante disso, conclui-se que a viva esperança é uma espera responsável.
Não Implica em inatividade, pelo contrário, é uma espera que impulsiona que tira da inércia e que motiva. A esperança revela o grau da confiança que se tem em Deus, como também as expectativas dEle, pois não basta se dizer que tem esperança, tem de haver atitudes que provam que realmente há uma viva esperança.

Aquele que tem uma viva esperança não permite que suas convicções cristãs sejam abaladas pelas circunstâncias da vida presente. Portanto, não deixa sua esperança morrer.
===============================================================
ELEITOS PARA VIVER EM SANTIDADE
1ª Pedro 1:13-2:3

“Mas, assim é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: Sejam santos, porque sou santo” vs. 15, 16

Vida de santidade é ordem do Senhor. A citação “Sejam santos” foi dada a Moisés pelo Senhor Deus para o povo de Israel.

O que é "santo"?
Origem do significado. O termo hebraico para santo provavelmente vem do conceito de separação ou remoção do sagrado do profano.

A palavra é usada na Bíblia para descrever muitas coisas e atividades separadas para adoração.

Qual é a fonte da "santidade"?
Deus disse aos israelitas, "Eu sou o Senhor vosso Deus; portanto vós vos consagrareis, e sereis santos, porque eu sou santo" (Levítico 11:44).

Deus é santo, por sua própria natureza e essência (Espírito Santo).

Deus é santo, ou aquilo feito santo por Ele e, portanto nenhuma santidade existe fora dele.

"Santo" indica a própria separação de Deus da impureza ou pecado em sua perfeição de ser.

Somente Deus tem poder e autoridade para tornar santos e purificar coisas contaminadas pela impureza. Portanto, toda santidade vem de Deus.

Os Eleitos do Senhor demonstram sua vida de santidade:

1. São Filhos Obedientes.

“Como filhos obedientes, não se deixam amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância”. V.14.

2. São vidas que temem ao Senhor.

“Portem-se com temor durante a jornada terrena de vocês” v. 17
Enquanto “Estrangeiros dispersos em toda a terra” v.1

3. São crentes que têm fé esperança nas promessas do Senhor.

“De modo que a fé e a esperança de vocês estão em Deus” v. 21

4. São irmãos que se amam com sinceridade.

“Vocês purificaram a vida pela Obediência à verdade, visando ao amor fraternal. Amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração”. V. 22

5. São vidas libertas do domínio do pecado.

“ Portanto, livrem-se e toda maldade, e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência” 2;1

6. São crentes que desejam crescer.

“ Por meio do alimento espiritual cresçam para a salvação, agora que provaram que o Senhor é Bom” 2:2, 3.

APLICAÇÃO
Ser Santo não é uma sugestão, mas uma ordem de Deus para todas as pessoas que se tornaram Filhas de Deus.

A Santidade revela a vida moral e pureza de espírito que o cristão demonstra por suas atitudes. O crente tem essencialmente todos os atributos da santidade, mas deve exercitar-se diariamente para promover o crescimento gradual de uma VIDA SANTA.
==============================================================
ELEITOS PARA PERTENCER A UM POVO ESCOLHIDO
1ª Pedro 2:4-10


"Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam" 2.10


Todos os seres humanos têem necessidade de "pertencer" .


A capacidade que todos os seres humano têem, de ser parte de algum grupo está relacionada ao contexto de se tornar intimo de alguém.


Todos querem sentir-se integrados em um ambiente onde impere a honestidade e a sinceridade.  Todos querem sentir-se como parte de um grupo que faz o que é bom e justo. Todos querem um ambiente onde possa compartilhar suas expectativas.


Fazer parte de um POVO ESCOLHIDO é um privilégio. É pertencendo a este povo que todos os Eleitos do Senhor podem identificar oportunidades de servir a Deus, exercitar os seus dons e talentos, para ser util à comunidade ou a um grupo.


Os Eleitos do Senhor pertencem a um Povo Escolhido:


1. Edificados Casa Espiritual para um Serviço Santo.


"Vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual paraserem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo". v. 5


Servir ao Senhor é um privilégio de todos os crentes para isso PERTENCEM a este Povo Escolhido. O Serviço Cristão é a porta aberta para desevolvimento de dons e talentos.
(Rm. 12; 1ªCor. 12; e Ef. 4). 


2. Edificados sobre uma Pedra Angular.


"Pois assim é dito na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e preciosa e aquele que nela confia jamais será envergonhado. Portanto, para vocês os que crêem, esta pedra é preciosa". vs 6, 7


Expressão Grega: gonia, akrogoniaios “Pedra Angular” - As pedras angulares eram maciças pedras postas na esquina formada pela junção de duas paredes, unindo-as de modo mais firme do que poderia ser feito, na antiguidade, de outra maneira qualquer. Essa pedra também contribuía para fortalecer os alicerces da estrutura.


Uma pedra angular na construção de um edifício, seria a base sólida que ele necessita para conseguir chegar as milhares de alturas programadas, sem contudo, derribar. Seria o elemento essencial que dá existência a aquilo que chamamos de fundamento da construção, e sem ele, nada seria.


Assim, não devemos nos surpreender que Jesus seja chamado de gonia, ou “pedra angular”, da Igreja. Na verdade, Jesus usou este título para Si mesmo.


(Salmos 118.22, Isaías 2816, Romanos 9.33, 1ª Corintios 3.11).


Fonte: http://pedraangular.wordpress.com/2009/02/04/o-que-e-pedra-angular/


3. Edificados Geração Eleita para ser um Povo Escolhido que Dá Testemunha da sua Fé.


"Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as gandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz" v. 9


Anunciar as Grandezas de Deus:  O povo escolhido é luz onde estiver. Cada membro desse povo pode testemunhar  a sua fé em qualquer lugar: seja no trabalho, em casa, numa fila de banco, etc.


Jesus não disse vinde à igreja para ouvir o evangelho, mas "Ide e pregue o evangelho a toda criatura". Onde um filho de Deus adquirido, santo, sacerdote real estiver, ele se torna um anunciador das boas novas de salvação.


4. Edificados por causa da Misericórdia de Deus.


"Mas agora são povos de Deus" - para receber a sua misericórdia. v.10


O dicionário nos dá a seguinte definição: "Misericórdia é tratar com compaixão"


A misericórdia de Deus é descrita em vários lugares e de maneiras diversas:


Sua misericórdia é grande (1 Reis 3:6),
É suficiente (Salmo 86:5),
É terna (Lucas l:78),
É abundante (1 Pedro 1:3),
É rica (Efésios 2:4),
É eterna (Salmo 103:17).


É tão grande consolação sabermos que Deus é tão abundante e rico exatamente no que necessitamos como pobres pecadores.


Não é surpresa que o Salmista diga: "Cantarei a tua força; pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia". Salmo 59:16.


APLICAÇÃO
A Igreja é o POVO ESCOLHIDO de Deus: Uma nação santa (1.16), propriedade exclusiva de Deus. (2.9)


É um privilégio PERTENCER a Deus, libertos do poder do pecado, e ter o compromisso de ANUNCIAR as grandezas do Senhor a todos que estão em sua volta! (2.9). 
===============================================================
ELEITOS PARA UMA VIDA DE BOA CONDUTA
1ª Pedro 2:11-25

“Vivam entre os incrédulos de maneira exemplar para que, mesmo que eles os acusem de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da sua intervenção. Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos”. Vs. 12 e 21.

Uma olhada responsável no texto fica claro que os conselhos revelados neste texto, fazem referencia às áreas de convivência dos crentes.

“Enquanto peregrinos nesta terra” 1.1. Relacionamos-nos com a família, pessoas, governos e instituições: lugar de trabalho, e principalmente com irmãos na igreja, nosso campo de interação é abrangente.

E na construção dos relacionamentos que nos deparamos com pessoas, inclusive incrédulas, e a exortação do texto é para que o crente tenha compromisso, e cuide bem da BOA CONDUTA.

Os Eleitos do Senhor Cuidam da Boa Conduta.

1. Vigiando para não dar lugar aos desejos carnais.

“Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma”. V. 11

2. Sujeitando-se a todas as autoridades.

“Por causa do Senhor, sujeitem-se a toda a autoridade constituída entre os homens; seja ao rei, como autoridade suprema, seja aos governantes, como por Ele enviados”. Vs. 13, 14.

3. Usando com responsabilidade a liberdade concedida por Deus.

“Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal”. V.15   

4. Agindo como servos do Senhor Deus.

“Vivam como servo de Deus. Tratem a todos com o devido respeito: amem os irmãos, honrem ao rei, temam a Deus”. Vs.16, 17.

5. Sujeitando-se aos seus superiores como ao Senhor.

Trabalhadores crentes, sujeitem-se a seus superiores com todo o respeito, não apenas aos bons e amáveis mas também aos maus. Porque é louvável que por motivo de consciência para com Deus, alguém suporte aflições sofrendo injustamente. Pois, que vantagem há em suportar sanções recebidas por terem cometido o mal? Mas vocês suportam o sofrimento por terem feito o bem, isso é louvável diante de Deus”. Vs. 18-20.

Mas há da parte do Apóstolo Paulo conselhos para os crentes que ocupam cargos superiores em seu trabalho ou negócio, esses devem agir com honestidades no relacionamento com os seus subordinados.

“Vocês, superiores, tratem seus subordinados de boa vontade. Não os ameacem, uma vez que vocês sabem que o Senhor deles e de vocês está nos céus, e Ele não faz diferença entre pessoas”. Efésios 6.9  (Neste contexto Paulo faz referencia ao Senhores crentes da Igreja de Efeso que deveriam tratar os seus criados como irmãos em Crsito). 

6. Testemunhando através das boas obras.

“Vivam entre os incrédulos de maneira exemplar. Para que observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus. Pois é da vontade de Deus que, praticando o bem, vocês silenciem a ignorância dos insensatos”. Vs. 12 e 15.

Os Eleitos do Senhor foram chamados para ser exemplo de boas obras como foi o Senhor Jesus.

“Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos”. V.21 (22-24).

7. Pertencendo ao pastoreio de Jesus.

“Pois vocês eram como ovelhas desgarradas, mas agora se converteram ao Pastor e Bispo de suas almas”. V. 25

APLICAÇÃO
Quer seja: diante das autoridades constituídas, diante dos superiores em seu local de trabalho. Ou quer seja: diante da família, das organizações e diante de pessoas.

O crente deve preocupar-se com o ambiente onde ele interage em seus relacionamentos PARA QUE SEJA IDENTIFICADO IRREPREENSÍVEL COM UMA BOA CONDUTA.

“Vivam de maneira exemplar... Para que observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus” v.12
===============================================================
ELEITOS PARA CUMPRIR COM OS DEVERES DOMÉSTICOS


1ª Pedro 3:1-7


Os crentes espalhados por todos os lugares precisavam de conselhos para o fortalecimento dos seus relacionamentos. São para eles os ensinos que iniciam no capítulo 2:18 e a partir daí até o capitulo 5, a ênfase é sobre a conduta dos crentes em seus relacionamentos.
Quando o assunto relacionamento conjugal é abordado na Palavra de Deus, principalmente nos escritos paulinos e petrinos, muitos ficam intigrados com o tom que faz referência à submissão da mulher ao marido. Mas, não podemos nos esquecer que independente da forma como esses apostolos escreveram sobre o assunto, a submissão da mulher ao marido vem desde os registros do Gênesis 3:16. Portanto é ordem de Deus! "...e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará". O que necessitamos entender é que na revelação da graça a expressão "ELE TE DOMINARÁ" vem traduzida por sujeição comparada com o relacionamento da igreja com Jesus "EM AMOR".


Os deveres ensinados no texto por Pedro é para o compromisso de ambos: Marido e Mulher. E vale a pena destacar que em toda a Bíblia o casamento é referido como união de dois sexos "Deixará o HOMEM a seu pai e sua mãe e se unirá a sua MULHER, e serão ambos uma carne" Gênesis 2:24.


Fica claro que na Palavra de Deus não há base para argumentos hoje em moda "ORIENTAÇÃO SEXUAL". O que encontramos é a determinação do Senhor - o casamento só acontece a partir do imperativo divino "O HOMEM SE UNIRÁ À SUA MULHER".


Os deveres dos maridos e mulheres cristãos...


1. Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido. 3.1


Não significa que a mulher é escrava do seu marido! A expressão SUJEITE-SE fica mais clara quando entendida confome os ensinos aos Efésios 5:22 - Trata-se de uma sujeição expontânea, assim como nos sujeitamos a Cristo.


"Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, COMO AO SENHOR, pois o marido é a cabeça da mulher, como também CRISTO É A CABEÇA DA IGREJA, que é o seu corpo, do qual ele é o seu salvador".


2. Pelo procedimento de um o outro conjuge que ainda não é crente poderá ser ganho para Jesus.


Embora haja várias orientações bíblicas quanto ao casamento misto (uma pessoa crente casada com incrédulo), muitos ainda se casam com pessoas que não se converteram a Cristo. Entendemos que há oportunidade de pelo testemunho de um conjuge crente o outro se converter.


Para alguns o conselho de Pedro faz referência muito mais a pessoas já casadas, quando as esposas se converteram antes do marido... é mais provável que seja essa a preocupação aqui!


"A fim de que, se ele (marido) não obedece à Palavra, seja ganho sem palavra, pelo procedimento da sua mulher. Observando a conduta honesta e respeitosa de vocês" 3.1 e 2


3. Maridos, honrem as sua mulheres.


Aqui está a beleza do ensino, maridos que desejam o respeito e a submissão das suas mulheres devem ser sábios e tratá-las com honra.


"Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres, e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações". 3.7


APLICAÇÃO
Entende-se que a Submissão da mulher significa está ao lado do marido para que juntos possam honrar ao Senhor.


Entende-se que os nossos exemplos de submissão a Deus é que dão o tom da submissão conjugal.


Entende-se que os conjuges devem HONRAR-SE mutuamente. Fazendo assim glorificaram a Deus e não terão sua comunhão interrompida (3.7 - parte final).
===============================================================
ELEITOS PARA FAZER O BEM


1ª Pedro 3:8-22


Fazer o bem:
Demonstrar amor fraternal;
Demonstrar confiança em Deus;
Demonstrar zelo pela causa do Senhor;
Demonstrar justiça na ações;
Demonstrar Santificação;
Demonstrar conhecimento da fé;
Demonstrar mansidão no trato com o próximo;
Demonstrar boa consciência;
Demonstrar coragem para sofrer por Cristo;
Demonstrar confiança no sacrificio de Jesus para sua santificação.


1. AMOR FRATERNAL
vs. 8-11
"Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes.
Não retribuam mal com mal nem insulto com insulto; pelo contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênção por herança.
Pois, quem quiser amar a vida e ver dias felizes, guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade.
Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança".


2. CONFIANÇA EM DEUS
v. 12
"Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e os seus ouvidos estão atentos à sua oração, mas o rosto do Senhor volta-se contra os que praticam o mal".


3. A SANTIFICAÇÃO
vs. 15 -16
"Antes, santifiquem Cristo como Senhor no coração.
Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês.
Contudo, façam isso com mansidão e respeito, conservando boa consciência, de forma que os que falam maldosamente contra o bom procedimento de vocês, porque estão em Cristo, fiquem envergonhados de suas calúnias".


4. CORAGEM PARA SOFRER POR CRISTO
vs. 17, 18
"É melhor sofrer por fazer o bem, se for da vontade de Deus, do que por fazer o mal.
Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito".


APLICAÇÃO
"Frazer o bem" - são todas as ações do crente com a intensão de  agradar a Deus!
=================================================================
ELEITOS PARA VIVER E AGRADAR A DEUS


1ª Pedro 4:1-11


O Apostolo Pedro lembra aos crentes como era a vida passada, sem a presença de Jesus, e os adverte que agora que aceitaram a Cristo não mais havia sentido os comportamentos desagradáveis.


"No passado vocês já gastaram tempo suficiente fazendo o que agrada aos pagãos. Naquele tempo vocês viviam em libertinagem, na sensualidade, nas bebedeiras, orgias e farras, e na idolatria repugnante". v.3


Pedro adverte também que os incrédulos não compreendem a mudança que acontece na vida daqueles que antes faziam a mesmas coisas que eles.


"Eles acham estranho que vocês não se lancem com eles na mesma torrente de imoralidade, e por isso os insultam. Contudo, eles terão que prestar contas àquele que está pronto para julgar os vivos e os mortos". vs. 4, 5.

Pedro destaca o exemplo de Jesus que na sua humanidade agradou ao Pai em tudo.

"Portanto, uma vez que Cristo sofreu corporalmente... pois aquele que sofreu em seu corpo rompeu com o pecado". v.1

Aprendemos no texto que fomos alcançados por Cristo para uma Nova Vida - Eleitos para Viver e Agradar a Deus.

1. Fazer a Vontade de Deus.

"Tenham também do mesmo pensamento... não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para fazer a vontade de Deus". vs. 1, 2.

2. Ser vigilante e dedicados, porque os dias passam.

"O fim de todas as coisas está próximo. Portanto, sejam criteriosos e sóbrios; dediquem-se à oração". v. 7

3. Promover o amor fraternal e fortalecer os relacionamentos.

"Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados. Sejam mutuamente hospitaleiros, sem reclamação". vs. 8, 9

4. Ser fiel servidor da igreja de Jesus Cristo.

"Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas. Se alguém fala, faça-o como quem transmite a palavra de Deus. Se alguém serve, faça-o com a força que Deus provê, de forma que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glória e o poder para todo o sempre. Amém". vs. 10, 11

5. Passar pelas provas sem temer.

v. 12 - Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para os provar, como se algo estranho lhes estivesse acontecendo.

v. 13 - Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria.

v. 14 - Se vocês são insultados por causa do nome de Cristo, felizes são vocês, pois o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês.

v. 15 - Se algum de vocês sofre, que não seja como assassino, ladrão, criminoso ou como quem se intromete em negócios alheios.

v. 16 - Contudo, se sofre como cristão, não se envergonhe, mas glorifique a Deus por meio desse nome.


v.17 - Pois chegou a hora de começar o julgamento pela casa de Deus; e, se começa primeiro conosco, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?

v. 18 - E, "se ao justo é difícil ser salvo, que será do ímpio e pecador? "

v. 19 - Por isso mesmo, aqueles que sofrem de acordo com a vontade de Deus devem confiar suas vidas ao seu fiel Criador e praticar o bem.

Aplicação

Todo o crente precisa exercitar-se para consagrar e santificar a sua vida e servir, alegrar e agradar ao Senhor.

Vida devocional, Oração, Estudo da Bíblia e Serviço Cristão. São instrumentos que devem ser utilizados pelos crentes. 
=================================================================
ELEITOS PARA RESISTIR COM FIRMEZA DE FÉ
1ª Pedro 5:5-9

Os conselhos para os crentes aqui é para que possam resistir com firmeza os acenos do mundo sem compromisso com Deus.

Um mundo que vive dissolutamente em seus procedimentos: prioridade para extravasar os desejos carnais, com “amigos”, que podem ser armadilha do diabo, para afastá-lo da família, da igreja, e das coisas do reino.

Para resistir firme é necessário refletir e aplicar os ensinos da Palavra nos versículos do texto em destaque:

1.      Submissão: Submissão ao Senhor; Submissão aos líderes constituídos; Submissão uns aos outros. V.5
2.      Revestimento: Da fé, da humildade – “humilhai-vos pois debaixo da potente mão de Deus”. V.5, 6
3.      Confiança: Deixar toda ansiedade para que o Senhor possa cuidar: “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” v.7
4.      Vigilância: Vigiar para não ser apanhado de surpresa e enganado pelo diabo – “Sede sóbrios; vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar” v.8
5.      Resistência: Desde que o homem existe o diabo tenta afligi-lo e roubar-lhe os propósitos de Deus para sua vida – “Resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo”

APLICAÇÃO
Resistir ao diabo é possível a todo crente que está atento para os ensinos do texto. PRINCIPALMENTE: Submissão a Deus, revestimento da humildade, confiança irrestrita no Senhor, vigilância constante contra o diabo, resistência por meio da fé para vencer as aflições.

“Sujeitai-vos, portanto a Deus, mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” Tiago 4:7.

“Sujeitar-se a Deus significa que minha própria sabedoria, vontade e desejos têm de ser completamente deixados de lado e que a Palavra e a vontade de Deus governam-me em todas as coisas”.

“Aquele a quem eu tenho de me sujeitar não é um tirano cruel, um déspota sem misericórdia; é o Deus de toda graça...”

“Se os olhos da fé avaliarem as coisas terrenas à luz da Palavra de Deus, perceberão que elas são efêmeras, sem valor e não satisfazem”.

“Nossa resistência precisa ser resoluta e zelosa... completa... constante e contínua”.

“Os prazeres do pecado são temporários; os prazeres e os benefícios de negar a si mesmo são eternos”.

(frases de Arthur Pink – em Resistindo ao Diabo - v.9http://monergismo.com/wp-content/uploads/resistindo-diabo_aw-pink.pdf)

(Aguarde a continuação...)