MISSÃO DOS APOSTOLOS E MISSÃO DA IGREJA

Os sinais e os milagres podem ser conectados à pregação do evangelho,como testificando que este é verdadeiro?

Algumas passagens:

Mateus 10.1,7-8
1 E, chamando os seus DOZE discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal.
7 E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus.



Marcos 16.14-18
14 Finalmente apareceu aos ONZE, estando eles assentados juntamente.
15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
17 E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
18 Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.



Atos 4.29,30 (Oração da Igreja em favor dos Apóstolos)29 Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra; 30 Enquanto estendes a tua mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Filho Jesus.


A própria conotação da palavra "sinais"...Um sinal é algo que é como uma marca (literalmente do dicionário português). Neste contexto, CONCLUIMOS que os milagres e prodígios são uma marca, mostrando que o Evangelho é verdadeiro, testemunhado através da pregação dos APOSTOLOS.

Talvez o versículo de Marcos 16.20, revela o propósito de Jesus.
20 E eles (OS APOSTOLOS), tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram.

Introdução

Em todo o tempo a revelação de Deus vem acompanhada de Sinais (marcas) e fortalece a compreensão das pessoas as quais são objetos da preocupação do Senhor em alcançá-las com as mensagens das Sagradas Escrituras, que são além de ensinos em muitas ocasiões ordenanças para os seus servos.

Ensinando sobre o valor da fé incondicional O  SENHOR desafiou a Noé a construir a Arca para salvação de sua família: “Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda se não viam, temeu, e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé”. Hebreus 11:7. Pediu a Abraão o sacrifício de seu único filho: “Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas..., e oferece-o em sacrifício sobre uma das montanhas, que eu te direi” Gênesis 22:2. – Abraão obedeceu e o menino foi substituído no holocausto por um cordeiro. Mandou a Moisés atravessar o mar vermelho com o Povo de Israel: “Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar..., e os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco, e as águas foram-lhes  como muro à sua direita e à sua esquerda” Êxodo 14:21, 22 (15-31). Muitos sinais seguiram na história do povo de Deus no deserto. Josué atravessou o Rio Jordão com o Povo (Josué 3:17) da mesma forma como foi a passagem pelo Mar Vermelho. Na era Profética quantos sinais aconteceram para marcar a ação de Deus junto ao seu povo. O Nascimento de Jesus foi uma grande marca. Maria recebeu o anúncio da sua gravidez por ação divina através do Espírito Santo (Lucas 1:35). Jesus ao iniciar o seu Ministério marcou com a Transformação da água em vinho (João 2:7-11), e daí para frente várias vezes agiu com sinais e prodígios para marcar a sua presença entre os homens, mas note: Nem todos os enfermos da época de Jesus foram curados, não foi sempre que ele transformou água em vinho, não era em todos os ajuntamentos que ele multiplicava peixes e pães, e também não foram todos os casos de morte que ele os ressuscitou, e assim mesmo essas mesmas pessoas vieram a morrer mais tarde.

A verdade e que todas as coisas que estão registradas nas Escrituras Sagradas são suficientes para crermos no poder do Pai e do Filho, que agem hoje através do Espírito Santo dando-nos ciência das revelações bíblicas que devem ser a única regra de fé e pratica do crente.

Com essas considerações podemos afirmar que as palavras de Jesus registradas por Mateus 10:1, 7 e 8; e registradas em Marcos 16:17 e 18 devem ser interpretadas como uma ordem especifica e histórica aos Discípulos que depois fazem parte do Colégio Apóstolico de Jesus.

Vejamos os textos:

Mateus 10. 1 “E, chamando os DOZE discípulos, deu-lhes poder...”
Marcos 16.14 “Finalmente apareceu aos ONZE, estando eles juntos, e disse-lhes”.

Está claro que aqui Jesus ordena diretamente aos seus discípulos. Em Mateus 10: "aos DOZE" porque o grupo de discípulos contava com Judas. Jesus se dirige aos seus discípulos no período do seu ministério. Em Marcos 16, Jesus aparece aos discípulos após a ressurreição, aos ONZE aqui faltava Judas, ele já não fazia parte do grupo, depois de ter traído o Mestre Jesus.

Eram discípulos enquanto estavam na escola aprendendo com Jesus o Mestre por excelência, e com Ele aprenderam sobre o Reino de Deus que veio ser revelado por Jesus quando habitou entre os homens. Aprenderam sobre a missão de Jesus ao mundo “Buscar e salvar os perdidos” (Lucas 19:10). Aprenderam sobre a importância de servir a Deus e dar testemunho da fé. E Jesus, o Mestre, foi perfeito em sua didática, ensinou com muita clareza, deu oportunidade aos seus alunos para aprender e exercitar os ensinos recebidos. Jesus foi um líder que considerou todas as necessidades dos seus liderados para capacitá-los para o ministério apostólico.

Tornaram-se Apóstolos quando receberam o grau de formatura declarado pelo grande Mestre Jesus. Agora estavam prontos para cumprir a missão do apostolado. Apóstolo, palavra de que em grego significa “Enviado com missão específica”. Os Apóstolos de Jesus receberam a missão especifica de estabelecer a Igreja de Jesus, de inicio em Jerusalém em seguida pela misericórdia de Deus passou pela Judéia e chegou aos confins da terra. Tendo Pedro se estabelecido em Jerusalém, e foram enviados outros apóstolos para estabelecer igrejas entre outros povos, mas tarde as igrejas surgem em outras terras através do outro Apóstolo que foi comissionado especialmente pelo Senhor para pregar aos estrangeiros “gentios”, este foi Paulo, que organizou igrejas nas suas viagens missionárias conforme registros no Livro de Atos.

Mateus 10:7 “Pregai dizendo: É chegado o reino dos céus”.
Marcos 16:15 “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura”

Era necessário que os homens recebessem a mensagem da chegada do Reino de Deus e que o mundo fosse alcançado pela pregação do evangelho que transforma todas as criaturas que por causa do pecado foram separados da glória de Deus: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” Romanos 3:23.
Anunciar a chegada do Reino de Deus e falar do evangelho era a missão dos apóstolos, tinham o dever de cumprir esta tarefa para que as pessoas cressem no evangelho para sua salvação.

Marcos 16:16 “Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado”

Fica clara que a mensagem dos Apóstolos era a pregação da reconciliação com Deus que só era possível aos que cressem no evangelho. O batismo era conseqüência da obediência à ordem: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo” (Atos 2:38).  Não há nenhuma ligação nesse verso com a possibilidade de ser batizado para ser salvo. Mas é fato que o verso ensina “mas quem não crer será condenado”.

Marcos 16:17 e 18 “E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas. Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão”.

“Estes Sinais seguirão aos que crerem”. Os sinais mencionados por Jesus eram uma espécie de marcas que para corroborar, ou atestar o poder da mensagem que os Apóstolos iam pregar.

“Falar novas línguas”. É fato que Jesus anunciava aos apóstolos o cumprimento de Joel 2, que se cumpriu no “dia do pentecostes” Atos 2.

Pegarão nas serpentes”. Pegar em serpente, há apenas uma narrativa na experiência de Paulo na Ilha de Malta “Uma serpente mordeu a sua mão e não lhe fez mal” (Atos 28).

“Se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum”. Não há registro de algum apostolo que tenha bebido veneno e escapou da morte, pode ser que na história das missões algum caso tenha acontecido, mas não encontramos registros de nenhum caso de tentativa de envenenamento e de livramento da morte.

“E porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão”.  Vários foram curados através da oração e imposição das mãos dos Apóstolos, mas nem todos os enfermos foram curados. Tanto nos dias de Jesus como nos dias dos Apóstolos os sinais e prodígios, eram com propósitos vindos do Senhor, principalmente para que pessoas cressem que a Mensagem Pregada era  de Deus. E Jesus deu aos Apóstolos a oportunidade de realizar sinais com o propósito de marcar a veracidade da mensagem no início da história da igreja e do cristianismo.

Hoje se nossa crença estiver embasada em sinais é como se não crêssemos na Revelação da Palavra. O que nela foi transmitido é suficiente para crermos no Poder do Senhor Jesus.

Concluímos, portanto que a ordem dada por Jesus à igreja é “IDE e PREGAI”. É claro que Deus pode fazer maravilhas em nossos dias através de grandes sinais, mas o fará se houver necessidade, com o propósito de despertar a crença em Jesus no coração de algum incrédulo.

A Missão da Igreja está atrelada a algum tipo de Sinais?

Como dissemos não impossível que o Senhor use de Sinais para fazer que incrédulos creiam no evangelho.

Mas a missão da igreja está conectada à obediência da ordem de Jesus “INDO PREGAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA, PARA QUE TODOS POSSAM CRER EM JESUS COMO SALVADOR”.

Os Apóstolos entenderam essa mensagem, no Livro de Atos dos Apóstolos identificamos muito mais a obediência desses homens em pregar o evangelho do que momentos de curandeirismo, sinas e maravilhas! Veja que a partir da cura do homem que mendigava à porta do templo (Atos 3:1-10); os apostolo Pedro e João, foram enfáticos na mensagem de arrependimento e reconciliação das pessoas com Deus (Atos 3:11-26).

Com a conversão de Paulo, ele se tornou o maior pregador e inaugurou a maior obra missionária de plantação de igrejas em todas as três viagens que empreendeu para pregar a Palavra e confirmar a fé dos crentes convertidos pela pregação da palavra, à Jesus Cristo o Salvador. Em alguns momentos o Apóstolo Paulo precisou confirmar a sua pregação com Sinais, como por exemplo, a libertação da mulher com espírito de adivinhação, quando o Apóstolo Paulo expulsou o demônio que atormentava aquela mulher (Atos 16:16-18); em outra ocasião de acordo com o registro bíblico o Apóstolo Paulo estava pregando em Trôades, e já era tarde quando um jovem caiu do segundo andar de um prédio e morreu, então Paulo pediu ao Senhor a ressurreição de Êutico (Atos 20:7-12). E assim aconteceu para que em ambos os casos as pessoas pudessem crer na veracidade da mensagem que Paulo e seus companheiros de missão pregavam.

Nas cartas escritas pelos Apóstolos, principalmente as cartas paulinas, NÃO ENCONTRAMOS encorajamento para que as igrejas usem do expediente de sinais e maravilhas. Mas há inúmeros conselhos e ordem para que as igrejas sejam santas e obedientes à sua missão de “Ir e pregar o evangelho a toda criatura”.


Alguns dos principais ensinos que enfatizam a santidade da igreja, para cumprir a missão de pregar:
- Romanos 12:1-8 – Consagração de vidas e exercício da fé na Palavra.
- Romanos 12:8-21 – A prática do amor verdadeiro.
- 1Corintios 1:10-17 – Exortação quanto ao perigo de uma igreja dividida.
- 1Corintios 5:1-12 – Alerta quanto à moralidade na igreja.
- 1Corintios 12:1-31 – Ensino sobre os dons que devem ser aplicados à pregação da Palavra.
- Gálatas 3:1-29 – Os filhos de Deus devem ter fé ser obedientes à Palavra.
- Efésios 4:1-32 – Necessidade de Unidade no Corpo de Cristo – a Igreja, para que suas ações sejam santas.
- Filipenses 2:1-30 – Humildade cristã, e plena confiança em Cristo (cap. 3).
- Colossenses 3:1-25 – Instruções para um viver santo e responsabilidade social da igreja.
- 1Tessalonicenses 4:13-5:28 – Preparados para vinda do Senhor Jesus e as práticas de vida cristã.
- 2Tessalonicenses 2:13-17 – Perseverança no testemunho da fé.
- 1 e 2Timóteo – Em todos os capitulo muitos conselhos pastorais para vida e o ministério de Timóteo que são referencias para os ministérios e igrejas de hoje.
 - Tito 3:1-15 – Conduta cristã em nossos dias.
- Filemon – Pratica do perdão incondicionalmente.
- Hebreus 11 – Exortação à firmeza e fé.
- Tiago 4: 1-12 – Conselhos de como ser submissos e obedientes a Deus.        
- 1Pedro 2:11-25 – Deveres Sociais dos cristãos.
- 2Pdero 2:22 -  Advertências contra os falsos profetas que não tem compromisso com a pregação genuína da Palavra.
- 1João 1:5-10 – O compromisso do crente é “Andar na Luz”
- 2João – Firmeza da igreja a “Eleita”
- 3João – Fidelidade do ministro do Senhor naquilo que está pregando.
- Judas – Um Chamado à perseverança
- Apocalipses 2:1-3:21 – Alerta às Igrejas para estar preparada para a volta de Jesus. Nos demais capítulos ensinos sobre o Juízo do Senhor contra os infiéis e a recompensa para os fiéis.

Os pregadores que ocupam os púlpitos, as redes de comunicações;  precisam ser comprometidos com a pregação da VERDADE QUE LIBERTA, precisam ser fieis à pregação do evangelho, e ser instrumento do Senhor para conversão de almas, sem artifícios e manobras que desvirtuam a genuína pregação e exercício da missão da Igreja ‘IDE E PREGAI O EVANGELHO’.