PÉROLAS DO MANANCIAL

IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA
 
Gênesis 1:27, 28; 2:21-24
 
"E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra". 1:27,28
 
"Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar. E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne". 2:21-24
 
Para o povo judeu, formado sob a orientação de Deus, a família era algo muito importante. Por isto a Bíblia registra as genealogias. Era como se estivessem vendo um álbu de fotografias, sentiam-se participantes da construção da história da nação.
 
A Bíblia dá um grande valor à família. Desde o livro de Gênesis, Deus já valoriza fazendo registrar que não era bom que o homem estivesse só e que, portanto, ele criaria uma mulher para estar com ele. Assim realizou-se a primeira cerimônia de casamento. (HOMEM E MULHER!).
 
Para que o homem pudesse cimprir su missão, era necessário a força de uma família (PAI (Homem), MÃE (Mulher) E FILHOS!). E sua missão era muito importante, constituída por três prpósito:
 
1. Relacionar-se com Ele - "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança" v.26
 
2. administrar a criação - "Domine sobre..." - v.26
 
3. Pertuar a espécie - "fruticai e multicai-vos" - v. 28
 
A família é primordial na formação espiritual do ser humano, ajuda no equilíbrio emocional do ser homem para que ele possa administrar o mundo, pois a família é onde primeiramente aprendemos a ser humanos. VALORIZE A FAMÍLIA!
(Lembre-se: a família instituído moral, espiritual e biblica e composta e (Homem e Mulher e seus filhos, fruto do casamento!).
 
Fonte: Manacial, Agosto, 2012.
=========================================================

CUIDADO PARA NÃO ERRAR

Josué 9:1-16 (v.14)

"Então os homens de Israel tomaram da provisão deles, e não pediram conselhos ao Senhor" v.14

Josué,um homem dotado do espírito de liderança também cometeu erros.
"Errar é humano", dizemos. Porém do crente fiel a Deus espera a obediência à Sua orientação.

Josué e seus principes deveriam ter consultado a DEUS antes de qualquer decisão a tomar. A ordem divina era clara: NADA DE COMPROMISSO COM OS INIMIGOS. Se tivessem consultado ao Senhor descbririam que os gibeonitas estavam fingindo.

Às vezes assumimos compromissos com pessoas a quem não conhecemos bastante e queremos que Deus abençoe os nossos planos.

Jesus orou antes de todas as decisões que tomou. Devemos lembrar de que temos um Pai que conhece tudo sobre todos e nos pode ensinar a escolher os nossos amigos, namorados, cônjuges, parceiros ou sócios. Podemos assim, evitar situações futuras difíceis.

Paraa solução doproblemas Josué e o seu povo buscaram a ajuda divina. Não podiam faltar à palavra dada. Quando cometemos um erro devemos reconhecê-lo diante de Deus e também receberemos o seu perdão e a ajuda necessária para repará-lo.

Neste texto narrado em Josué capítulo 9 podemos ver claramente que evitar o problema é melhor do que resolvê-lo.
===============================================================
VIDA DE SANTIDADE
“Sem a santificação ninguém verá a Deus”  Hebreus 12:14
A santificação é a condição necessária para desfrutar da comunhão com Deus.
As leis de santidade descritas em Levíticos, principalmente as que fazem referencia ao lugar santo, nos capítulos 14 a 16, em especial em Levítico 16:1-4 (v.2), tinham o propósito de manter Israel separado dos costumes pagãos das nações vizinhas. Arão recebeu ordens claras para entrar no Lugar Santíssimo apenas uma vez por ano, no dia da expiação. Só o Sumo Sacerdote tinha o direito de entrar no Lugar Santíssimo, e com uma vida consagrada ao Senhor para poder usar as vestes sagradas.
“Disse, pois, o Senhor a Moisés: Dize a Arão, teu irmão, que não entre em todo o tempo no lugar santo, para dentro do véu, diante do propiciatório que está sobre a arca, para que não morra; porque aparecerei na nuvem sobre o propiciatório” Levítico 16:2
Vivemos na era da graça, não precisamos buscar um sumo sacerdote para levar nossos pecados ao Lugar de Santidade. Temos acesso direto a Deus através de Jesus Cristo a qualquer momento.
Escrevendo aos Coríntios, Paulo fala que o nosso corpo é santuário do Espírito Santo, pois ele habita em nós. Não temos mais necessidade de ir até o Lugar Santíssimo.
O lugar de adoração é uma realidade na vida de quem serve a Deus      
Que a nossa vida continue sendo um altar ao Senhor para que o seu nome seja glorificado.
Amém
======================================================================
ORAÇÕES IMPEDIDAS
Isaías 59:1-9 (v.2)

"Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós.de modo que não vos ouça" v.2

A oração é uma evidência de um ser religioso. A primeira vista parece que não é assim. Ele até chega a dizer que não crê em Deus, que jamais precisará dele,que tudo é perda de tempo e ignorância. Mas quando chegam os problemas, perigo, dor ou morte, ele se desespera e clama auxílio do sobrenatural.

Faz orações, busca os lideres religiosos e faz promessas de que se atendido, há de crer e fazer tudo para agradar ao Ser supremo. Deus permite que estas coisas aconteçam para despertar a  consciência dos incrédulos. Muitos se convertem.

Mas na vida do cristão, oração é uma constante!

A essência do cristianismo está na vida e obra do seu fundador. JESUS CRISTO. Em tudo ele deve ser o nosso exemplo, especialmente na vida de oração. Ele foi quem abriu o acesso ao Pai.

A Bíblia relata que no Jardim do Édem aconteceu a entrada do pecado no mundo e com ele a queda e a separação de Deus. E daí para frente veio toda a desgraça na vida humana. O efeito do pecado continua ainda hoje por toda a parte. Todo ato que não é conforme a vontade de Deus faz com que haja separação,bloqueio e impedimento às orações.

PARA QUE DEUS RESPONDA AS NOSSAS ORAÇÕES, ANTES DE TUDO DEVEMOS VIVER CONFORME A SUA PALAVRA.
=============================================================
A MISERICÓRDIA DE DEUS
Lamentaçoes 3;40-59
“Tu te aproximaste no dia em que te invoquei; disseste: Não temas, Pleiteaste, Senhor. A minha causa, remiste a minha vida” (VS. 57, 58).
Não pouca vezes, ao longo de nossa vida,ainda que no temor do Senhor, procurando andar segundo a sua vontade, nos envolvemos ou somos envolvidos em situações e práticas que desagradam a Deus.
E quando isso ocorre, conscientemente sentimos que criamos um grande vazio, uma profunda angústia, um sabor amargo em nossos lábios, um aperto em nossos corações.
E temos que reconhecer que fomos nós os causadores, talvez por negligência, por omissão, por fraqueza, porque abrimos a guarda, por não atentarmos  aos conselhos da Palavra de Deus em todos os aspectos no nosso relacionamento humano (Sendo influenciado, quando deveríamos influenciar as pessoas com a nossa vida de testemunho).
Mas o Espírito que habita em nós, ainda que entristecido, na sua tarefa constante nos induz ao reconhecimento do pecado e a clamar a Deus pelo perdão: “Na minha aflição, eu clamei ao Senhor; Ele me respondeu e me livrou da angústia” (Salmo 118:5).
Como é gratificante a nossa fé em um Deus misericordioso, sempre presente, pronto a atender ao nosso clamor na medida do nosso arrependimento.
O Profeta Jeremias lamenta a destruição de Jerusalém. Por causa do pecado o povo estava sendo castigado. Mas o profeta expõe o sentimento do povo que reconhece os seus erros e vislumbra a manifestação da misericórdia divina.
Deus está atento ao clamor do filho que,embora caído, reconhece os seus pecados e se propõe a reajustar a sua vida nas veredas do Senhor. “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos; porque as misericórdias não têm fim. Renovam-se a cada manhã. Drande é a tua fidelidade” (Lamentações 3:22-23).   
O Senhor Diz: Não temas... O Senhor cuida das tuas causas... O Senhor é o único que pode te remir!.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ESTILO DE VIDA

Tito 2 (11-15).

"Ensinado-nos, para que, renunciando à impiedade e às paixões mundanas, vivamos no prsente mundo sóbria, e justa, e piamente" (v.12)

No dizer de Paulo, qualquer estilo de vida que buscarmos haverá de ter um modelo: Cristo, Sugere que o tenhamos como varão perfeito a ser imitado no crescimento espiritual, até alcançarmos a maturidade de nossa vida cristã.

O conselho do Apostolo Paulo a Tito é uma afirmativa de que a graça de Deus havia se manifestado, salvando, com a finalidade de promover a mudança de vida através da maturidade cristã, para que a vida fosse sensata, justa e piedosa.
O propósito era que a bendita esperança da manifestção da glória de Deus em Cristo, pudesse promover mudança na vida do pecador, e sua remissão de toda iniquidade, puridicando para as boas obras.

O Teologo Paulo Tilich disse: "A vida é superficial. O próprio ser não passa de superfície. Quem conhece a profundidade conhece aDeus"

Benjamim Flklin afirmou que "a conduta é formada por três quartos do caráter, mas os hábitos constituem nove décimos da conduta. Conhecemos o caráter pelos hábitos".

Um Estilo de Vida que agrada primeiramente a Deus, e também às pessoas com quem vocêm convive!
Este deve ser o seu propósito!
==============================================================
ENTRE LÁGRIMAS E CÃNTICOS

Salmo 126

"Os que semeiam em lágrimas, com cânticos de júbilo segarão" (v. 5)

Entre lágrima e cântico poderá haver alguma conclusão de muita importância para as nossas vidas.

Por que eu canto hoja? Por que chorei onte? O que aprendi com o choro e o sofrimento?

O salmista disse que o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.

Paul E. Holdcraft disse que "O cântico é como uma escada entrelaçada de inefáveis encantos, e por meio do qual o homem pode apresenar a Deus os seus sofrimentos e cuidados, suas lágrimas e lamentações, o seu amor e sua gratidão".

Quando acontece rsturação em nossa vida, como consequência, a nossa boca se enche de riso e a nossa língua expressa o júbilo, pelo reconhecimento da bênção de Deus, que é o consolo para os que choram.

Quando muitas vezes fragilizados pela nossa incapacidade de superar as crises, o nosso Deus nos restaura, devolvendo-nos a alegria da salvação, com fez com Davi (Salmo 51).

O importante serão as lições do nosso deserto.
==============================================================
A MELHOR RECOMENDAÇÃO.

“Porque não é aprovado aquele que se recomenda a si mesmo, mas sim aquele a quem o Senhor recomenda” (2ª Coríntios 10:18).

Certamente já pulamos de alegria por termos sido aprovado em um exame em um concurso, ou mesmo num teste comum.
Uma das armas utilizadas pelo inimigo para nos enfraquecer é colocar em nossos corações o sentimento de auto-suficiência, independência e poder pessoal para superar obstáculos e vencermos todas as tentações.
Este pensamento deve ser combatido e recusado vindo ele de uma forma sutil ou brutal, porque este modo de pensar e até mesmo de agir, é um procedimento injusto e coloca em risco a nossa submissão e a dependência de Cristo.
Quando recomendado por Deus, o senso moral e espiritual aparece e exerce influência benéfica em nós e na humanidade. Sua aprovação é sempre boa, oportuna, segura e independe da recomendação do homem.
Que Deus nos ajude a lembrar que nós trabalhamos, mas é ele quem realiza tudo em nós, através de nós e para nós. Se nos tornamos irrepreensíveis ou crentes nota 10 será por causa da sua graça.
Que o nosso monumento, não seja o nosso nome ou o registro de atos de bravura, mas os excelentes feitos do soberano Deus criador.
No jornal da sua vida, qual a manchete de hoje? Será aprovada ou reprovada por Deus?

“É necessário que ele cresça e que eu diminua” (João 3:30)

Transcrito Manancial 4T2011.
======================================================================
Manifestão da Glória de Deus

"Fazes crescer a erva para os animais, e a verdura para o uso do homem, de sorte que da terra tire o alimento" Salmo 104:14

Leia:
Salmo 104

"Este Salmo oferece uma interpretação às muitas vozes da natureza, e canta docemente tanto a criação como a providência. O poema contempla um cosmos completo, mar e terra, nuvem e sol, planta e animal, luz e escuridão, vida e morte, todos provas eloquentes da presença do Senhor" (Spurgeon)

O Salmo 104 é de fato, uma bela exaltação ao Deus Criador e sua grandiosidade. O v.14 confirma Gênesis 1:28-30, onde Deus manda ao homem que da terra tire o seu alimento, e que cuide bem dessa terra. Porém, esses cuidados têm sido negliciados. A ganância e o consumismo têm gerado efeitos desastrosos ao meio ambiente. As mudanças climáticas afetam toda a humanidade. Secas, temporais, catástrofes, florestas e peixes desaparecendo, e como consequencia, muita gente deixando de se alimentar. Felizmente existe uma conscientizzação dos estragos já feitos, e apelos desafiam, não só os governantes como toda a sociedade, a uma mudança de atitudes.

Como cristãos, temos de cuidar do nosso planeta, com a soma de pequenos hábitos que podem até parecer invisíveis. Mas cada pessoa, cada família, deve fazer a sua parte:

- Economizar ágiua e energia.
- Não jogar o lixo em locias impróprios.
- Reciclar materiais como: plástico, papelão, vidro, metal (clocar em local prório para serem reaproveitados por pessoas que fazem esse tipo de trabalho).
- Incentivar às pessoas ao redor práticas que devem ser um estilo de vida.

Somos mordomos do Senhor e, como tais, temos a obrigação de preservar essa linda natureza, MANIFESTAÇÃO DA GLÓRIA DE DEUS, Sejamos ecologicamnete corretos, Vela a pena!
==================================================================

Reino Eterno

"E tocou o sétimo anjo a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: O reino do mundo passou a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinárá pelos séculos dos séculos" Apocalipse 11:15

Leia:
Apocalipse 11

Em 1908, o návio Kasoto Maru, chegou ao porto de Santos, trazendo 165 famílias de japoneses. Portanto, em 2008. comemorou-se no Brasil o centenário da imigração japonesa. Nas celebrações, o Brasil recebeu o príncipe Naruhito, herdeiro do trono do Japão. Ele esteve em Santos, cidade que historicamente marcou a chegada dos Japoneses no Brasil. No Jardim da praia inaugurou uma gingatesca escultura comemorativa. Centenas de pessoas se amontoavam para ver o príncipe.

Quando a Rainha Elizabeth II visitou o Brasil. As pessoas superlotaram a Avenida Ipiranga, em São Paulo. Nas ruas, nas janelas dos edifícios, as pessoas ocupavam esses espaços para ver a rainha desfilar em seu carro aberto e dela receber um aceno.

A realeza exerce fascinio sobre muitas pessoas. Talvez relembrando histórias que tenham ouvido na infância.

No Brasil já houve monarquia. Atualmente, alguns países ainda adotam esse regime. Porém, mesmo com disnastias no trono, todos esses reinos, algum milenares, desaparecerão um dia, pois são terrenos.

Existe somente um REINO ETERNO, não limitado a espaço ou tempo. Em seu trono estará o REI dos REIS, reinando pelos séculos dos séculos. Nós, os salvos, ali estaremos. diante do Senhor, não para ver o "REI PASSAR", mas como participantes desse Reino, em cunprimento à profecia bíblica revelada a Daniel.

"Foi-lhe dado domínio, e glória, e o reino, para que os povos, nações e homens de todas as línguas o servissem; o seu domínio é domínio eterno" Daniel 7:14
===================================================================

Ministros na casa de Deus

"Pelo que todo o Israel, nos dias de Zorobabel e nos dias de Neemias, dava aos cantores e aos porteiros as suas porções diárias; e separava as porções destinadas aos levitas, e os levitas separavam as porções destinadas aos filhos de Arão" Neemias 12:47

Leia:
Neemias 12

No Velho Testamento, Deus escolheu os membros da tribo de Levi e os considerou um presente para o serviço na Tenda e para o exercício do Sacerdócio (Nm. 18:6, 7).

Certamente o ministério da Casa de Deus era um presente não só para a família de Arão, mas para todo Israel. Sem território e herança terrena,gozavam do privilégio de ter o "Senhor como herança" (Dt. 10.9).

Os sacerdotes e os levitas dedicavam-se, em tempo integral, a todos os serviços do Santuário: Adoração, ensino e intercessão pelo povo diante de Deus. Como não tinham atividades seculares, o Senhor ordenou que as demais tribos destinassem as "porções diárias" para eles, comoreconhecimento pelas bênçãos recebidas através da atuação dos seus líderes religiosos.

Grande lição para os nossos dias! Hoje, tempo da graça,não mais há tendas, Templo de Jerusalém, levitas, sacerdotes,mas ainda há, sim, Ministros na Casa de Deus, presente do Senhor à sua Igreja. São servos separados e ungidos por Deus, para se dedicarem integralmente suas vidas à edificação  do Corpo de Cristo, atuando nas igrejas locais.

E a nós nos é dado pelo Senhor o compromisso de zelar por essas vidas, sustentar dignamente esses servos de Deus, para que tenham suas necessidades supridas e, livres de preocupaçoes materiais, possam exercer alegremente o ministério que lhes foi confiado.

Sejamos gratos ao Pai Celestial por estes MINISTROS que, por sua graça, ele nos concedeu. Que nunca lhes faltem "porções diárias" de nossas orações, colaboração, amor fraternal e gratidão.
==============================================================
 Confissão e Perdão

"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (1ª João 1:9)

(Leia 2º Crônicas 34 - História do Rei Josias)
Josias sentiu a responsabilidade de ser REI e buscou em Deus a sabedoria para reinar.
Precisou fazer mudanças radicais para que a Nação de Israel VOLTASSE A AGRADAR A DEUS!

Usamos muitas desculpas para apagar os pecados que cometemos voluntariamente e involuntariamente, mas como Josias, não devemos negligenciar os mandamentos QUE DENUNCIAM AS COISAS CONDENADAS pelo Senhor.

Hoje, a imprensa, a televisão, a internet, e até as pessoas com quem nos relacionamos "amigos", por não estarem comprometidas com Deus, nos levam a ver todas as coisas com normalidade, mesmo as condenadas por Deus e reveladas na Sua Palavra.

Temos que estar atentos! Precisamos dedicar tempo à vida devocional e para o serviço cristão.
A leitura da Bíblia é indispensável, ela é viva e eficaz! Ela tem poder para mudar a nossa mente, o nosso coração e as nossas atitudes.

Em 1ª João, a luz representa a pureza; as trevas, o pecado. Só Deus, como luz, pode nos tirar da escuridão do pecado. Não há como as trevas existirem na presença da luz, como não há como ser crente e continuar dominado pelo pecado. Precisamos VIGIAR e nos ARREPENDERMOS diariamente, confessando a Jesus as nossas faltas.
==============================================================
Exortação À Santidade

“E que consenso tem o santuário de Deus com os Ídolos? Pois nós somos santuários do Deus vivo, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”. (2ª Corintios 6:16). (Ler Capítulos 6 e 7:1)

É impossível haver consenso:
A luz e as trevas; o santo e o ímpio, o perdão e ódio, vida e morte, justiça e injustiça, o crente e o incrédulo, o santuário de Deus com os ídolos, Cristo e o maligno.

Possibilidade de consenso - Todo crente se identifica com:
O Deus Eterno. O Santo dos Santos. O Onipresente. O Onipotente. O Onisciente.
Com o Santuário Vivo.
Com a purificação em Cristo, justificação, perdão, renovação, lavado pelo sangue do Cordeiro.

Estas condições espirituais nos permitem compreender e aceitar que a santidade faz parte do projeto de Deus para o homem, como um ato progressivo e constante.

Muitos que ostentam o nome de cristão vivem na incompatibilidade cristã, sentados na conduta contrária ao que dizem crer. Compartilhando de uma religiosidade aparente e momentânea, convivem com a imoralidade, desonestidade e indecência. Estas atitudes influenciam de forma significativa as nossas atitudes; comprometem a integridade da fé, distorcem a direção, as decisões morais e atividades espirituais, comprometem a integridade da fé, distorcem a vida, o ministério da igreja e especialmente entristecem o coração de Deus.

Cristo nos conduz em triunfo e assim venceremos os duelos entre a carne e o espírito, fugindo de associações e uniões que não promovem consenso. Enquanto o pecado não é exterminado do mundo, deixemos que Deus o tire de nossas vidas.
=============================================================
Propósito Pessoal

"Eu te louvarei,Senhor, de todo o meu coração; cantarei todas as tuas maravilhas. Em ti me alegrarei e exultarei; cantarei louvores ao teu nome, ó Altissimo" Salmos 9:1,2 (1-14)

Davi tinha sempre no coração e nos lábios o espírito de louvor. Neste salmo ele faz uma declaração e alguns propósitos, expressos em cinco ações:

LOUVAREI - O louvor manifesta gratidão. É fácil louvar ao Senhor quando temos vitórias,mas nem todos fazem isso. Pedimos tantas coisas a Deus, recebemos e nem sempre agradecemos. Quando se contam as bênçãos uma a uma, nossos lábios explodem em canções de louvor.

CONTAREI - As tuas maravilhas. Más noticias correm mais depressa do que as boas.O propósito de Davi era de contar as maravilhas de Deus e isso ele fez muito bem. Que tal fazermos isso também? Em casa, na igreja, no trabalho, em lugar de comentarmos as tragédias, desacertos e aborrecimentos do dia, vamos contar o que Deus fez, grandes ou pequenas maravilhas.

ALEGRAREI E EXULTAREI em ti -Independente do que me aconteça, eu me alegrarei em ti. A alegria é outra marca nos Salmos de Davi.

CANTAREI -É a melhor maneira de expressarmos o que nos vai no coaração. E por falar em coração, valtamos ao verso 1 e encontramos a maneira como o salmista louva -"de todo o coração". Louvor só de lábios não agrada ao Senhor. Por isso é que os grupos de cânticos, os coros, instrumentistas, antes de colocarem seus talentos, precisam primeiramente colocar o coração naquilo que fazem. Além da necessidade de conhecer a Palavra de Deus para entender como cantar louvores ao Seu nome!

Nosso louvor e adoração é devido só a Deus e a seu Filho Jesus. E que seja do fundo do coração.

MANANCIAL - Edição Devocional da UFMBB - CBB