quarta-feira, 3 de outubro de 2012

O VALOR DE PEQUENAS COISAS

Zacarias 4:1-14

“Ora, quem despreza o dia das coisas pequenas? Pois estes sete se alegrarão, vendo o prumo na mão de Zorobabel (príncipe de judá). São estes os sete olhos do Senhor; que discorrem por toda a terra”. V. 10

As grandes obras são feitas de pequenas coisas.

O prumo é uma pequena ferramenta do pedreiro para verificar se os tijolos, blocos ou pedras estão assentados na posição vertical correta.

Se uma parede ou coluna da obra ficar fora do prumo, estará sujeita a cair.
  
Uma vida fora do prumo é uma vida torta; a sua tendência é inclinar-se cada vez mais até ruir.

O prumo na mão de Zorobabel era um instrumento para aferir a retidão de Israel em relação à lei e ao propósito de Deus.

O prumo na visão de Zacarias é um pequeno símbolo de uma grande verdade “Andar nos caminhos do Senhor”; e por isso é danoso desprezá-lo.

Uma vida no PRUMO:

- É a vida de uma pessoa que está vivendo conforme a ética do evangelho.
- É a vida edificada na verdade de Deus.
- É a vida que anda na retidão e Deus se alegra com essa vida.

A expressão “Sete olhos do Senhor” é uma referência à onisciência do Senhor, capaz de saber se  vida interior dos seus adoradores está sendo construída no prumo da sua vontade.

Se Deus, na sua onisciência, colocar o pequeno prumo da sua justiça no nosso viver diário:

- Será que Deus se alegrará em nós?
- Estará a nossa vida de acordo com o prumo da verdade e retidão interior segundo a vontade de Deus?

Decisão:
Caso nossas vidas não esteja no prumo: é tempo de tomarmos a decisão de nos corrigir com o auxilio do Espírito Santo de Deus

A famosa Torre de Pisa, na Itália, é uma construção inclinada, fora do prumo, que só serve como atração turística



================================================
Zacarias 4:1-14
Depois o anjo que falava comigo tornou a despertar-me, como se desperta alguém do sono, e me perguntou: "O que você está vendo? " Respondi: "Vejo um candelabro de ouro maciço com um recipiente para azeite na parte superior e sete lâmpadas e sete canos para as lâmpadas. Há também duas oliveiras junto ao recipiente, uma à direita e outra à esquerda". Perguntei ao anjo que falava comigo: "O que significa isto, meu senhor? "Ele disse: "Você não sabe? Não, meu senhor", respondi. "Esta é a palavra do Senhor para Zorobabel: ‘Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito’, diz o Senhor dos Exércitos."Quem você pensa que é, ó montanha majestosa? Diante de Zorobabel você se tornará uma planície. Ele colocará a pedra principal aos gritos de ‘Deus abençoe! Deus abençoe!" Então o Senhor me falou: "As mãos de Zorobabel colocacaram os fundamentos deste templo; suas mãos também o terminarão. Assim saberão que o Senhor dos Exércitos me enviou a vocês. "Pois aqueles que desprezaram o dia das pequenas coisas terão grande alegria ao verem a pedra principal nas mãos de Zorobabel". Então ele me disse: "Estas sete lâmpadas são os olhos do Senhor, que sondam toda a terra". A seguir perguntei ao anjo: "O que significam estas duas oliveiras à direita e à esquerda do candelabro? "E perguntei também: "O que significam estes dois ramos de oliveira ao lado dos dois tubos de ouro que derramam azeite dourado? " Ele disse: "Você não sabe? " "Não, meu senhor", respondi.  Então ele me disse: "São os dois homens que foram ungidos para servir ao Soberano de toda a terra! "

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao Blog!
Fique a vontade para comentar!