quarta-feira, 3 de outubro de 2012

A FORÇA DO JUSTO

Filipenses 4:13

“Posso todas as coisas naquele que fortalece”.

O Apostolo Paulo enaltece aos crentes de Filipos pelos cuidados em seu favor. (v.10, 14). Comparados aos crentes de outras regiões que não foram atentos para com ele (v. 15).

Paulo tinha grande consideração pelos crentes de Filipos, pois foi lá que ele deixou marcas do seu ministério (Veja Atos 16: Conversão de Lídia e sua família, o episódio da libertação da mulher com espírito de adivinhação e consequentemente a prisão de Paulo e Silas; na prisão diante da manifestação do poder de Deus ao libertar os seus missionários, acontece à conversão do Carcereiro e toda a sua família).

Quanto ao texto em destaque: “posso todas as coisas naquele que me fortalece”.

Exatamente neste tempo (Século 21) quando na maioria dos movimentos que pregam prosperidade como prova única do poder de Deus. Quando os midiáticos apresentam “Deus garçom” que apenas nos serve! Este verso de Filipenses 4:13 tem sido usado como reforço da ideia de confiar que Deus vai fazer tudo que pedirmos! Mas esquecem de que Deus tem vontade própria e só faz maravilhas, prodígios e proezas se ELE QUISER! Ou seja, se houver nisto propósitos divinos da Sua Vontade! Além do que usar este texto com significado de apenas “receber poder” para vencer; é descontextualizá-lo da revelação para qual foi escrito por Paulo.

Observando o texto separando as palavras, parece ser esse o significado que querem atribuir os pregadores da prosperidade:
- “Posso” – Pode parecer “Eu posso” no sentido de ser sempre vitória.
- “Todas as coisas” – Pode parecer “Alcançar o que quiser”
- “Naquele” – Pode parecer “ELE tem que me abençoar”
- “Me fortalece” – Pode parecer “Só Vitória”

Mas qual o contexto em que Paulo faz esta afirmativa?
“Posso todas as coisas naquele que me fortalece”.

O Apóstolo fala da sua confiança em Deus independente das circunstâncias vivenciadas por ele.

“Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade”. Filipenses 4:11-12

A força do justo:

1- Está em confiar no Senhor em todos os momentos. Salmos 37:3-7

Confie no Senhor e faça o bem; ...Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração.  Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá. Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência”.

2- Está em permanecer na comunhão com o Senhor. João 15:5

"Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma”.

3- Está em desfrutar da suficiente graça do Senhor. 2ª Coríntios 12:9

“Mas ele me disse: Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim”.

APLICAÇÃO
Diz as escrituras: Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele". Hebreus 10:38.

A força do justo está em confiar no Senhor em qualquer cisrunstância; em permanecer na comunhão com o Senhor; e em expeimentar e dar testemunho da graça de Deus.

Pr. Ozéas Dias Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao Blog!
Fique a vontade para comentar!