quarta-feira, 17 de outubro de 2012

ESTUDAR A BÍBLIA

Neemias 8:1-12

“Assim leram no livro, na lei de Deus, distintamente; e deram o sentido, de modo que se entendesse a leitura” v.8

Na volta do cativeiro babilônico, o povo precisava ser instruído na lei de Deus para não formular a sua teologia misturada com as crenças dos idólatras cananeus. 

Há um cenário no texto muito interessante:
Todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça, diante da porta das águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da lei de Moisés, que o SENHOR tinha ordenado a Israel” Neemias 8:1.

“E leu no livro diante da praça, que está diante da porta das águas, desde a alva até ao meio dia, perante homens e mulheres, e os que podiam entender; e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da lei”. Neemias 8:3

“E Esdras, o escriba, estava sobre um púlpito de madeira, que fizeram para aquele fim; e estava em pé junto a ele, à sua mão direita, Matitias, Sema, Anaías, Urias, Hilquias e Maaséias; e à sua mão esquerda, Pedaías, Misael, Melquias, Hasum, Hasbadana, Zacarias e Mesulão. E Esdras abriu o livro perante à vista de todo o povo; porque estava acima de todo o povo; e, abrindo-o ele, todo o povo se pôs em pé”. Neemias 8:4-5

“E Jesuá, Bani, Serebias, Jamim, Acube, Sabetai, Hodias, Maaséias, Quelita, Azarias, Jozabade, Hanã, Pelaías, e os levitas ensinavam o povo na lei; e o povo estava no seu lugar. E leram no livro, na lei de Deus; e declarando, e explicando o sentido, faziam que, lendo, se entendesse”. Neemias 8:7-8

“E no dia seguinte ajuntaram-se os chefes dos pais de todo o povo, os sacerdotes e os levitas, a Esdras, o escriba; e isto para atentarem nas palavras da lei”. Neemias 8:13

A BÍBLIA E A TECNOLOGIA:
Certo pastor pediu que os crentes levantassem suas bíblias. Qual nãofoi sua surpresa quando vários jovens, adolescentes e até alguns adultos ergueram alto os seus celulares!

Alguns tipos de celular comportam o texto bíblico, Velho Testamento e Novo Testamento e ainda sobra muito espaço. Muitos crentes leem a Bíblia e acompanham as leituras bíblicas na tela do seu celular, tablet e computadores.

Quanta facilidade há hoje para portar, ler e estudar a Palavra de Deus! Damos as boas vindas à era da tecnologia. Nas mãos de crentes guiados por Deus, ela é bênção pura!

Mas cuidado: A facilidade pode criar dificuldades. Muitas pessoas podem achar que basta terem o livro de Deus à mão, mas isso não é suficiente.

- É preciso ler a Bíblia, meditar sobre seus ensinos e colocá-los em pratica.
- É indispensável guardar a Palavra de Deus no coração para não pecar contra Deus.
- É preciso ler a Bíblia, distintamente, com atenção, dar sentido às palavras, para que nossa mente entenda o que lemos e nosso coração se aproprie da vontade de Deus.

APLICAÇÃO:
Nós precisamos basear a nossa fé e esperança na Bíblia para não mesclarmos a doutrina do nosso Deus com as crenças mundanas propagadas na mídia.

Nós precisamos colocar a Palavra Viva em pratica, edificando nossas vidas sobre a Rocha, para firmeza da nossa fé.

Muitos são os embates das ondas da vida. Nós precisamos conhecer como combatê-las, é a Bíblia Sagrada o nosso manual de sobrevivência ante aos desafios do presente século.

Porque é indispensável ESTUDAR A BÍBLIA E APLICÁ-LA às nossas vidas?
PARA CONHECER A DEUS E FAZER A SUA VONTADE!

Nos dias do Profeta Isaías o Senhor lamentou o desconhecimento do seu povo.“O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende”. Isaías 1:3

Mas nós nao queremos ser como o Israel do passado "O meu povo não Entende!". O Israel do presente quer entender e praticar a vontade de Deus reveladas na Bíblia Sagrada.

Adaptação:Pr. Ozéas Dias Gomes
Fonte: Manancial UFMBB, 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao Blog!
Fique a vontade para comentar!