quarta-feira, 24 de outubro de 2012

ETICA E RELACIONAMENTO CRISTÃO

O Que é Ética?

Ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.

A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.

A ética pode ser a própria realização de um tipo de comportamento.

Ética cristã - Mais do que uma simples lista de “faça” ou “não faça”, a Bíblia nos dá instruções detalhadas de como um Cristão deve viver. A Bíblia é tudo que precisamos para saber como viver a vida Cristã.

Ética cristã, são princípios estabelecidos e considerados pela Igreja, com o objetivo de tornar os ensinamentos da Palavra de Deus como padrões para agir na sociedade, nos relacionamentos interpessoais e na vida.

Princípios e valores bíblicos indispensáveis aos nossos relacionamentos e aplicação da ética cristã:

1 – NÃO JULGUEIS. Não somos juízes dos nossos irmãos.

Não julgueis, para que não sejais julgados”. Mateus 7:1. “Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo”. Romanos 2:1. “Irmãos, não faleis nada a respeito do seu irmão. Quem faz comentários de um irmão, e julga a seu irmão, fala da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz”. Tiago 4:11.

Deus é o perfeito juiz: “Vocês chegaram a Deus, juiz de todos os homens”. Hebreus 12:23. “Há apenas um Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e destruir. Mas quem é você para julgar o seu próximo?” Tiago 4:12

2 – NÃO USEIS DE PALAVRAS VÃS. Palavras podem edificar ou destruir a vida de um irmão.

“Assim é que Jó abre a sua boca para dizer palavras vãs; em sua ignorância ele multiplica palavras". Jó 35:16.

Palavras ditas em vão são como fogo num incêndio: “Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniquidade. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno”. Tiago 3:6.

Não sejamos semelhantes aos que estão debaixo do pecado. ""Suas gargantas são um túmulo aberto; com suas línguas enganam. Veneno de serpentes está em seus lábios. Suas bocas estão cheias de maldição e amargura". Romanos 3:13-14.

Nossas palavras não podem gerar duvidas: “Com a língua bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus”. Tiago 3:9. “Da mesma boca procedem a bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim!” Tiago 3:10.

Precisamos guardar a nossa língua. Significa controlar, ter cuidado sobre o que falar. “Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem o engano”. Salmos 34:13.

Palavras Agradáveis edificam: “O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um”. Colossenses 4:6.

Saber o que falar e como falar.Quem tem conhecimento é comedido no falar, e quem tem entendimento é de espírito sereno. Até o insensato passará por sábio, se ficar quieto, e, se contiver a língua, parecerá que tem discernimento”. Provérbios 17:27, 28.

3 – NÃO FALTE COM O RESPEITO. O respeito mútuo enobrece e a falta de respeito enfraquece!

Respeito aos princípios doutrinários da igreja e denominação. “Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz”. Efésios 4:3. O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro. Efésios 4:14

Respeito a orientação pastoral. “Agora lhes pedimos, irmãos, que tenham consideração para com os que se esforçam no trabalho entre vocês, que os pastoreiam no Senhor e os aconselham”. 1 Tessalonicenses 5:12. “Lembrem-se dos seus pastores, que lhes falaram a palavra de Deus. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé. Obedeçam aos seus pastores e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês”. Hebreus 13:7, 17

Respeito mútuo também nas relações ministeriais. Vez por outra encontramos pastores em dificuldades, devido a algum tipo de descuido no realcionamento com seu colega de ministério. Descuido com por exemplo, quando um pastor emite sua opinião que compromete o ministério do seu colega, e fica ainda mais desastroso quando dissiminada esta opinião diante de outras pessoas que não fazem parte do ministério. Outro descuido, pastores e líderes fazem convites as pessoas membros de outra igreja para atividades dominicais da sua igreja. Atitudes assim são desreipotosa e até mesmo reprovadas.

“Façam todo o possível para viver em paz com todos”. Romanos 12:18. “Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia”. Hebreus 10:25.

4 – NÃO FALTE COM O AMOR. O amor edifica; a falta de amor produz ações que comprometem o relacionamento.

Amar é mandamento do Senhor. Às vezes agimos como se o amor fosse apenas uma sugestão da Palavra, não é assim. Devemos obediência ao Senhor amando o nosso irmão. “O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros como eu os amei”. João 15:12.

Quem ama faz o que é excelente. Em nada das nossas relações terá êxito se faltar o amor. “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca perece”. 1ª Coríntios 13:4-8

A ÉTICA É TEMA EM DIVERSOS CAMPOS DAS NOSSAS RELAÇÕES:

Ética e politica. Ficamos absmados quando nossos representantes no poder falta com a ética. É inadimicível saber que politicos usam nomes de pessoas inocentes, ou desavisadas, para proveito comum junto ao poder publico. Devemos agir no sentido de mobilizar a sociedade para que seja fiscalizadora da aplicação dos principios eticos na politica do nosso país.

Ética e sociedade. Outra área que necessitamos usar bem os principios éticos é na sociedade, para cuidar bem dos nossos relacionamentos com pessoas e instituições que encotramos em nossa caminhada. A boa ética precisa ser observada nos nossos negócios e no cumprimentos dos nossos compromissos sociais. E hoje ainda temos a necessidade de cuidar bem para que nossas relaçoes nas redes sociais sejam adaquadamente éticas.

Ética e ciência. Com o passar do tempo temos percebido a avanço da ciência nas mais diversas áreas; seja na modernização de equipamentos que facilitam a mão de obra nas empresas, seja a tecnologia da informação com sofisticados equipamentos e sistemas de comunicação, mas também temos observado o grande avanço da ciência nas áreas da ciência humanas como por exemplo o Projeto Genoma (é o nome de um trabalho conjunto realizado por diversos países visando desvendar o código genético de um organismo: podendo ser animal, vegetal, de fungos, bactérias ou de um vírus; através do seu mapeamento. Seu marco inicial é considerado o Projeto Genoma Humano). Com certeza na ciência, principalmente na área de humanas é indispensável a observação das regras do realcionamento, para que as descobertas sejam aplicadas em beneficio da humanidade sem ferir os principios éticos.

Ética e meio ambiente. A nossa Convenção Batista Brasileira mobilizou-nos no ano passado para que o tema Meio Ambiente fosse refletido por nós. Trata-se das nossas relações com a natureza e o espaço da nossa convivencia com as pessoas. Faltar com a Ética no cuidado com o meio ambiente é desproteger e até mesmo destruir a criação de Deus que nos foi confiada como reais mordomos para cuidar e preservá-la.

Além dessas áreas a ética passa pela educação, saúde, relações comerciais, relações de segurança, relaçoes empresariais (patrão, empregados, clientes, fornecedores, etc.); as relações com os nossos vizinhos, e a ética das relações na família.

PARA NOSSA APLICAÇÃO:
Com leitura da carta de Paulo aos Efésio Capítulos 5 E 6. Tiramos deste texto os principais ensinos para nossa aplicação; e como crentes sejamos os principais observadores da ÉTICA em todos as áreas da nossa convvência:

NOSSAS ATITUDES PESSOAIS E NAS RELAÇÕES COM AS PESSOAS. EFÉSIOS 5
1.Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados,
2.e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.
3.Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual nem de qualquer espécie de impureza nem de cobiça; pois estas coisas não são próprias para os santos.
4.Não haja obscenidade nem conversas tolas nem gracejos imorais, que são inconvenientes, mas, ao invés disso, ação de graças.
5.Porque vocês podem estar certos disto: nenhum imoral nem impuro nem ganancioso, que é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus.
6.Ninguém os engane com palavras tolas, pois é por causa dessas coisas que a ira de Deus vem sobre os que vivem na desobediência.
7.Portanto, não participem com eles dessas coisas.
8.Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz,
9.pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade;
10.e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor.
11.Não participem das obras infrutíferas das trevas; antes, exponham-nas à luz.
12.Porque aquilo que eles fazem em oculto, até mencionar é vergonhoso.
13.Mas, tudo o que é exposto pela luz torna-se visível, pois a luz torna visíveis todas as coisas.
14.Por isso é que foi dito: "Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti".
15.Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios,
16.aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus.
17.Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.
18.Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito,
19.falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor,
20.dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
21.Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo.

RELAÇÕES ENTRE MARIDO E MULHER – EFÉSIOS 5
22.Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor,
23.pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador.
24.Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos.
25.Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela
26.para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra,
27.e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável.
28.Da mesma forma, os maridos devem amar as suas mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo.
29.Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja,
30.pois somos membros do seu corpo.
31."Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne".
32.Este é um mistério profundo; refiro-me, porém, a Cristo e à igreja.
33.Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito.

NAS RELAÇOES ENTRE PAIS E FILHOS – EFÉSIOS 6
1.Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo.
2."Honra teu pai e tua mãe", este é o primeiro mandamento com promessa:
3."para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra".
4.Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.

NAS RELAÇÕES PATRÃO E ENPREGADO – EFÉSIOS 6
5.Escravos*, obedeçam a seus senhores terrenos com respeito e temor, com sinceridade de coração, como a Cristo.
6.Obedeçam-lhes não apenas para agradá-los quando eles os observam, mas como escravos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus.
7.Sirvam aos seus senhores de boa vontade, como ao Senhor, e não aos homens,
8.porque vocês sabem que o Senhor recompensará a cada um pelo bem que praticar, seja escravo, seja livre.
9.Vocês, senhores*, tratem seus escravos da mesma forma. Não os ameacem, uma vez que vocês sabem que o Senhor deles e de vocês está nos céus, e ele não faz diferença entre as pessoas.
 
*Escravos - aqui no texto equivale a empregado, o Apóstolo Paulo usou a palavra "Escravo" porque era essa forma de designar a maioria dos que prestavam serviços aos seus "Senhores"
*Senhores - da mesma forma deve ser entendido a palavra "Senhores" por Patrões.
 
NOSSA ARMADURA PARA LUTAR EM PROL DIGNIDADE ÉTICA NAS NOSSAS RELAÇÕES – EFÉSIOS 6
10.Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder.
11.Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo,
12.pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.
13.Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo.
14.Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça
15.e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz.
16.Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno.
17.Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.
18.Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.
19.Orem também por mim, para que, quando eu falar, seja-me dada a mensagem a fim de que, destemidamente, torne conhecido o mistério do evangelho,
20.pelo qual sou embaixador preso em correntes. Orem para que, permanecendo nele, eu fale com coragem, como me cumpre fazer.
21.Tíquico, o irmão amado e fiel servo do Senhor, lhes informará tudo, para que vocês também saibam qual é a minha situação e o que estou fazendo.
22.Enviei-o a vocês por essa mesma razão, para que saibam como estamos e para que ele os encoraje.
23.Paz seja com os irmãos, e amor com fé da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo.
24.A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo com amor incorruptível.

Pr. Ozéas Dias Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao Blog!
Fique a vontade para comentar!