sábado, 1 de setembro de 2012

DECISÃO, CONSAGRAÇÃO E LIMITES.

Romanos 12:1-3

1. Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.  2. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.  3. Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um”.

A mensagem do texto é de encorajamento para que todos os crentes busquem a santidade para que tenham uma vida consagrada e pronta para o serviço cristão. 

 

1.DECISÃO

Vos Apresenteis v.1

“Que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”.

“A vida é repleta de desafios e aventuras. Temos de decidir a cada instante, se não decidirmos, já estamos decidindo não decidir, pois não decidir já é uma decisão, a de não decidir”. [Lourenço Stelio Rega]

 
O texto indica a importância da decisão que devemos tomar quanto. A humildade; a fidelidade; e o uso dos dons:
1. Buscar a santificação pessoal.
2. Estar disponível para servir.
3. Saber fazer:
a) O que é santo.
b) O que é agradável.
c) O que é verdadeiro.
d) Um Culto racional.

2.CONSAGRAÇÃO
E não sede conformados v.2

“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento”.

O v.2 é uma clara exortação de Paulo quanto ao viver cristão, viver este de tal forma que o capacita para “contemplar a glória de Deus”.

Não ser conformado...
1. Com um mundo de iniqüidade e desobediência.
2. Com um mundo de injustiça.
3. Com um mundo de “prazeres efêmeros” – passageiros.

“Como filhos obedientes, não vos conformando com o pecado que antes...” 1Pd. 1:14. “Venceste o maligno porque a Palavra de Deus está em vós”. 1Jo.2:14

Ser transformado - transfiguração
1. Mente renovada
2. Perfeito entendimento.
3. Experimenta a vontade de Deus: Boa, agradável e perfeita.

3. LIMITE
Não pense de si mesmo além do que convém v.3

“Não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um”.

O Senhor demonstra em toda a Escritura ser um profundo conhecedor da criatura humana que Ele mesmo criou.

Ele sabe muito da capacidade de cada ser humano. Nós é que às vezes parecemos querer suplantar nossas capacidades. E tentar fazer mais do que convém fazer.

O que nos capacita, mesmo diante das limitações:
1. A graça que nos é dada por Deus.
2. A fé que nos é repartida pelo Senhor.
3. O exercício da nossa temperança (moderação).

A Graça de fazer o que nos é confiado pelo Senhor é a certeza da verdadeira recompensa garantida para oservo obediente e fiel.

APLICAÇÃO:
Decisão – é pessoal, intransferível, cada uma de nós responderá pelos nossos atos. A decisão que tomamos determinará a sentença no dia do juízo.

Consagração – é também pessoal, mas também temos o dever de ser instrumento de Deus para edificação das vidas dos crentes com os quais nos relacionamos; quanto mais consagrados ao Senhor, mais temos comunhão com Ele.

Limite – também é pessoal, cada pessoa é diferente na forma de pensar e agir, mas devem se responsabilizar pelas consequências de seus atos, portanto devem considerar suas limitações e não ir além do que convém! Principalmente no que diz respeito ao exercício dos dons e serviços cristãos.

Pr. Ozéas Dias Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao Blog!
Fique a vontade para comentar!