sábado, 17 de março de 2012

O GRANDE MANDAMENTO

Marcos 12:28-31
“Um dos mestres da lei aproximou-se e os ouviu discutindo. Notando que Jesus lhes dera uma boa resposta, perguntou-lhe: De todos os mandamentos, qual é o mais importante? Respondeu-lhes Jesus: O mais importante é este: Ouve, ó Israel, o Senhor, o Senhor, nosso Deus, o Senhor é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças. O segundo é este: Ame o seu próximo como a si mesmo. Não existe mandamento maior do que estes”.

O apelo era para que Israel tivesse atenção para com Deus entendendo o que significava as expressões do texto:

“Ouve, ó Israel...” – Ouvir – Predispor a obedecer aos mandamentos recebidos do Senhor.

“O Senhor é o único Senhor...” – Único Senhor – Reconhecer que Deus é único Senhor e Criador.

“Ame o Senhor, o seu Deus...” – Amar o Senhor Deus é o compromisso de todos os crentes.

São mandamentos que desde os tempos remotos do povo de Israel já eram conhecidos por eles. (Conferir com Deuteronômio capítulo 6).

Mas de que consiste o Grande Mandamento? “Amar ao Senhor teu Deus de todo...”.

1. O Seu Coração – A Palavra Coração para nós está ligada a sentimento. Além do que o coração é considerado o centro da vida do nosso físico. Portanto amar de todo o coração significa estar intimamente ligado a Deus sabendo que Ele é a fonte da nossa vida espiritual. (Alguns textos que aparecem a expressão “De todo o oração”: Buscar – Jeremias 29:13; Converter-se – Joel 2:12; Servir – 1º Samuel 12:24).

2. A Sua Alma - É o sentimento de arrependimento pelo pecado, ao sentir em nossa alma que somos amados por Deus, em nós começa a crescer um amor por Ele, esse amor nos mantém grudado em intimidade com Deus. O Amor em nossa alma deve ser o principal combustível para nosso servir.

3. O Seu Entendimento – Podemos entender como: “De toda a sua mente”. Devemos servir com entendimento, “para quê?’, “por que estamos fazendo tal coisa ?”e “onde vamos chegar?”. O nosso serviço também precisa de estratégia. Não somente ações descoordenadas, mas ações com inteligência.

4. As Suas Forças - Servir está totalmente ligado à força, não tem como servir sem ter que usar força, sem ter que usar o corpo. Servir é esforço, é o suar, é se cansar em prol de uma causa.

O Evangelho do Reino está muito ligado ao Servir. Se você conferir em (Mt 25:32-46). O parâmetro que Jesus usa para determinar se conhecia ou não alguém, estava ligado ao serviço que essa pessoa prestou. “O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram”, ou “ o que vocês deixaram de fazer a alguns destes mais pequeninos, também a mim deixaram de fazê-lo”.
5. Amar o Meu Próximo - Para se praticar ou viver um verdadeiro cristianismo, deve-se ter amor ao próximo, a partir de um relacionamento franco e transparente, conforme ensinou Jesus (Conferir com Lucas 10.27).

Jesus estava resumindo toda a lei nessas duas declarações. Se amarmos ao Senhor Deus com todo nosso coração, alma e mente: amar ao próximo é o resultado natural.
Concluindo: Os mandamentos foram revelados por Deus ao seu povo para serem obedecidos.
O Grande Mandamento fica em destaque como importante para que o exercício do Discipulado seja Eficaz na vida de todos os crentes consequentemente na vida da igreja.
Exercer o discipulado é indispensável o envolvimento do discipulador: com o seu coração, com a sua alma, com o entendimento e as suas forças, e essencialmente o amor ao próximo.

Adaptado: Pr.Ozéas Dias Gomes
Fonte: DiscipuladoSitemático - Pr. Elmiro Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao Blog!
Fique a vontade para comentar!