terça-feira, 27 de março de 2012

DISCIPULOS EM MOVIMENTO

Salmo 78:1-8 (v.4)

"1.Meu povo, escute o meu ensino e preste atenção no que estou dizendo! 2. Pois falarei com vocês por meio de provérbios e explicarei os segredos do passado. 3. São coisas que ouvimos e aprendemos coisas que os nossos antepassados nos contaram. 4.  Não as esconderemos dos nossos filhos, mas falaremos aos nossos descendentes a respeito do poder de Deus, o SENHOR, dos seus feitos poderosos e das coisas maravilhosas que ele fez. 5. O SENHOR deu leis ao povo de Israel e mandamentos aos descendentes de Jacó. Ordenou aos nossos antepassados que ensinassem essas leis aos seus filhos. 6. para que os seus descendentes as aprendessem, e eles, por sua vez, as ensinassem aos seus filhos. 7. Assim eles também porão a sua confiança em Deus; não esquecerão o que ele fez e obedecerão sempre aos seus mandamentos. 8. Eles não serão como os seus antepassados, um povo rebelde e desobediente, que nunca foi firme na sua confiança em Deus e não permaneceu fiel a ele".


Discípulo em movimento é o cumprimento da Grande Comissão que inicia em Deuteronômio 6:1-9; quando o Senhor ordena a pratica do ensino da Palavra em casa, andando pelo caminho, e deveria ser uma pratica constante. Mateus 28:19, 20; quando Jesus ordena “Ide e pregai” e Marcos 16:15, temos a ordem: “Façam discípulos, ensinando-os a guardar tudo quanto tenho ordenado”. O Resultado da Grande Comissão pode ser percebido claramente em João 1:12; quando Jesus afirma que os seus discípulos são os Filhos de Deus que o recebem e creem em sua Palavra.

Discípulo em movimento pode ser comparado à Corrida por Revezamento quando o atleta passa o bastão ao seu companheiro posicionado um a cada distância até atingir o ponto de chegada.
Se o bastão não for passado corretamente compromete o resultado:



O Atleta precisa estar bem treinado para que não erre os movimentos e consiga passar o bastão corretamente para que a equipe alcance a vitória.



1. DISCÍPULO EM MOVIMENTO – Acredita no ensino recebido.

Sente que é verdadeira a mensagem anunciada, principalmente transmitida por sua geração anterior, que recebeu a ordem de ensinar os filhos e esses às próximas gerações.

“1.Meu povo, escute o meu ensino e preste atenção no que estou dizendo! 2. Pois falarei com vocês por meio de provérbios e explicarei os segredos do passado. 3. São coisas que ouvimos e aprendemos coisas que os nossos antepassados nos contaram”. Salmos 78:1-3

2.      DISCÍPULO EM MOVIMENTO – É convicto.

Significa estar pronto para morrer defendendo o que crê.

“PERIGO! Quando uma geração de discípulos não faz novos discípulos convictos, ela empurra as demais gerações para o terrível abismo da apostasia”.

“ O SENHOR deu leis ao povo de Israel e mandamentos aos descendentes de Jacó. Ordenou aos nossos antepassados que ensinassem essas leis aos seus filhos”. Salmos 78:5

3.      DISCÍPULO EM MOVIMENTO – Transmite o que aprendeu.

Por acreditar na revelação que recebeu e ter alcançado convicção a ponto de defender a sua fé. O discípulo em movimento tem o compromisso de transmitir (“Passar o bastão”) para sua geração.

Não as esconderemos dos nossos filhos, mas falaremos aos nossos descendentes a respeito do poder de Deus, o SENHOR, dos seus feitos poderosos e das coisas maravilhosas que ele fez”. Salmos 78:4

4.      DISICPULO EM MOVIMENTO – Potencializa os valores recebidos.

São valores que capacita o discípulo a prosseguir a tarefa de FAZER NOVOS DISCIPULOS e prepará-los para continuar a missão. (“PASSAR O BASTÂO”)

“6. para que os seus descendentes as aprendessem, e eles, por sua vez, as ensinassem aos seus filhos. 7. Assim eles também porão a sua confiança em Deus; não esquecerão o que ele fez e obedecerão sempre aos seus mandamentos. 8. Eles não serão como os seus antepassados, um povo rebelde e desobediente, que nunca foi firme na sua confiança em Deus e não permaneceu fiel a ele”. Salmos 78:6-8

Quais são os valores? São: Confiança e Obediência constante a Deus.

APLICAÇÃO

Discípulos em movimento são exemplos de convicção cristã e estão prontos a transmitir a fé às próximas gerações.

O discípulo convicto não negligência a sua fé, está sempre atento ao que ouve e transmite a outros.

Adaptação: Pr. Ozéas Dias Gomes
Fonte: Discipulado Sistemático - Pr. Elmiro Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao Blog!
Fique a vontade para comentar!