sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O BANQUETE DA SABEDORIA

Provérbios 9:1-12 (10); 11:1, 2.

“O Temor do Senhor é o principio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento” Pv. 9.10

Os versos 2 e 3 são alegorias da preparação de um banquete onde diversos tipos de iguarias serão oferecidas. E os convidados são mobilizados para vir à festa.

E os ingredientes deste banquete não são encher o estomago, mas para o fortalecimento da vida cristã que deve ser vivida com sabedoria. E a pratica da justiça produz prazer ao Senhor dos salvos.

Quais os ingredientes desse banquete diferente:

1. A Simplicidade - Os simples (humildes) se voltam para os conselhos da sabedoria que vem do alto. V. 4

2. O Entendimento – Aos que buscam entendimento deixam o caminho insensato para viver e andar no caminho do entendimento. V. 6

3. A Instrução – Aqueles que querem crescer em sabedoria recebem as instruções com avidez e tem mais entendimento. V. 9

4. O Temor – Os simples, os que buscam entendimento, e os que recebem a instrução, temem a Deus. E é Santo aos olhos do Senhor e age com prudência. V.10.

5. A Sabedoria – Aquele que tem a sabedoria tem acrescentado mais sabedoria. V.12, porque o Senhor faz isso aos “sábios e retos de coração”.

6. A Justiça – A sabedoria gera justiça, “e o peso justo é o prazer do Senhor”. Porque “Vindo a soberba, virá também a afronta; mas com os humildes está a sabedoria” 11:1, 2.

Conclusão.
Aceitar o convite para o banquete da sabedoria é necessário para todo o crente, alimentar-se dos ingredientes desse banquete diferente é indispensável:

“Vinde, comei do meu pão e bebi do meu vinho que tenho misturado” – 9:5. A mistura desses ingredientes significa que nenhum deles pode faltar na experiência da VIDA CRISTÃ: Simplicidade; entendimento, instrução, temor, sabedoria e justiça.

4 comentários:

  1. Maravilhaaaa !!!
    Entendi o que DEUS quer passar para sua Igreja ...

    ResponderExcluir
  2. O que o senhor quer passar pra nós nessas palavras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus mostra atrás desse banquete ele da alguns ingredientes pra você usa em sua vida e pra aprender tá bem

      Excluir

Bem vindo ao Blog!
Fique a vontade para comentar!