sexta-feira, 30 de setembro de 2011

CÂNTICO DO TESTEMUNHO

Salmos 126

A ênfase do salmo, o retorno do cativeiro babilônico, onde Judá tinha passado cerca de 70 anos. A Ida para o cativeiro foi traumática, a volta era a concretização de uma espera parecia um sonho.

No século VI a. C. Os cativos são levados para Babilônia permanecendo em Judá alguns camponeses, e os que ficaram estavam arrasados, pois tudo tinha sido destruído: O templo, os prédios,  a cidade, tudo estava em ruínas.

Todo esse sofrimento que se abateu sobre Judá era conseqüência da sua Desobediência. Mas o Deus que corrige é o mesmo que restaura.

Após 70 anos, por decreto de Ciro, Imperador Persa, os cativos voltam para Sua Cidade.

O Povo de Deus estava com saudades da sua terra. O Salmo expressa a alegria que invadiu o coração daquela gente por voltar a sua cidade.

“Quando o Senhor trouxe os cativos de volta a Sião, foi como um sonho” v.1.

Esse salmo é um cântico que dá testemunho da operação de Deus em favor do seu povo.

  1. As experiências que marcam a vida do povo de Deus são testemunhos do que ele pode fazer. O cativeiro foi um período de sofrimento, mas também de amadurecimento para o povo de Judá.
- O Povo de Deus tem oportunidade de testemunhar do que Deus tem feito em seu favor. As ações de Deus são grandiosas e as pessoas precisam saber disso. Fale, cante, exalte o que Deus faz, e você estará testemunhando.

  1. O louvor presente no meio do povo de Deus são testemunhos da sua alegria com os feitos divinos. Os louvores do povo de Judá ao retornar a terra soaram espontaneamente. Eram louvores dos restaurados. “A nossa língua se encheu de cântico”. V. 2
- Sejamos capazes de cantar para testemunhar. “Só o poder de Deus pode mudar teu ser, a prova que eu te dou é que mudou o meu”.

  1. Nossas esperanças precisam ser renovadas a cada dia para que seja testemunho da nossa confiança no Senhor. Por muito tempo de cativeiro na Babilônia, 70 anos, o povo de Deus não perdia sua esperança de retornar à terra de Sião.
- A esperança da herança da vida eterna mobiliza o povo de Deus hoje para semear a semente. “Aqueles que semeiam com lágrimas, com cântico de alegria colherão. Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria trazendo os seus feixes” vs. 5, 6

Nossa convicção precisa testemunhada, de maneira que todos os povos voltem para Deus e dizer: “Grandes coisas fez o Senhor por estes”. V. 2

Lição 12 EBD “Palavra e Vida” 3° Trimestre de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao Blog!
Fique a vontade para comentar!