sábado, 12 de maio de 2012

FIRMANDO OS RELACIONAMENTOS NA FAMÍLIA CRISTÃ.

Salmos 78:1-8

1.Escutai a minha lei, povo meu; inclinai os vossos ouvidos às palavras da minha boca. 2.Abrirei a minha boca numa parábola; falarei enigmas da antiguidade. 3.Os quais temos ouvido e sabido, e nossos pais no-los têm contado. 4.Não os encobriremos aos seus filhos, mostrando à geração futura os louvores do SENHOR, assim como a sua força e as maravilhas que fez. 5.Porque ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e pôs uma lei em Israel, a qual deu aos nossos pais para que a fizessem conhecer a seus filhos; 6.Para que a geração vindoura a soubesse, os filhos que nascessem, os quais se levantassem e a contassem a seus filhos; 7.Para que pusessem em Deus a sua esperança, e se não esquecessem das obras de Deus, mas guardassem os seus mandamentos. 8.E não fosse como seus pais, geração contumaz e rebelde, geração que não regeu o seu coração, e cujo espírito não foi fiel a Deus.
(Ler: Salmos 127;  Efésios 3:14-21)
INTRODUÇÃO
Vivemos nos últimos dias uma as crises do mundo moderno; olhando por este prisma parece que o futuro é desolador.
Pais pensam imediatamente nos seus filhos e perguntam:
1.      Que tipo de sociedade eles vão herdar desta geração?
2.      Como a igreja reagirá para proteger a família cristã?
3.      Como as famílias podem se precaver para enfrentar e vencer este mundo?
CENÁRIO DA FAMÍLIA NESTE PRESENTE E NO FUTURO:
1.      Na família o tempo de estar junto tem sido cada vez menor. Daí se observar que seguindo esta tendência as marcas da superficialidade são muito presente.
2.      Na família o número de filhos tem sido cada vez menor. Sabemos que muito desses casos atribui-se às condições econômicas. Nota-se que já temos um quadro que aponta para uma população crescente de idosos, já nas próximas décadas.
3.      Na família a espiritualidade tem estado comprometida. Devido as pressões internas e externas tem provocado o afastamento das condições de uma espiritualidade genuinamente cristã. Cada vez menos vida devocional, e culto doméstico.
PARA FIRMAR OS RELACIONAMENTOS NA FAMÍLIA:
Quais os passos devemos dar para que as famílias estabeleçam laços de relacionamentos?
1.      Crer que o Senhor é quem sustenta a família.
Palavras do sábio Salomão: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalha os que a edificam”. (Salmos 127:1).
O esfriamento das relações espirituais, da falta de comunhão, da falta de piedade cristã, e desinteresse devocional são os males desse século que afligem a família.
Reagir contra estas tendências é deixar um legado de fé para as gerações vindouras.
5.Porque ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e pôs uma lei em Israel, a qual deu aos nossos pais para que a fizessem conhecer a seus filhos; 6.Para que a geração vindoura a soubesse, os filhos que nascessem, os quais se levantassem e a contassem a seus filhos; 7.Para que pusessem em Deus a sua esperança, e se não esquecessem das obras de Deus, mas guardassem os seus mandamentos”. (Salmos 78:5-7).
2.      Reconhecer que filhos são bênçãos de Deus:
“Os filhos são herança do Senhor” (Salmos 127:3)
Casais crentes não perdem perder esta visão de que filhos são bênçãos de Deus. É lamentável que muitos pais se relacionem com seus filhos com insatisfação no cumprimento do dever paternal.
Marido e mulher devem ser parceiros na criação dos filhos. Ambos devem se apoiar mutuamente para que haja harmonia.
3.      Viver uma vida de Temor a Deus:
“Bem aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos” (Salmos 128).
Vivemos numa sociedade que perdeu o sentido da vida e do temor. A partir daí perdeu certos medos. Perdeu o respeito às instituições, perdeu a dignidade.
A família cristã deve honrar a Deus em todos os seus procedimentos. Neste esforço somos abençoados e declarados pelo Senhor Bem-aventurados.
APLICAÇÃO
Na pratica, o que podemos fazer para a melhoria da qualidade de vida da família cristã?
1.      Esteja mais presente em casa, com seu cônjuge e seus filhos.
Invista tempo naquilo que de melhor você tem, que é a sua família. Muitos por conta deste mundo em evolução têm se descuidado da atenção que deve devotar para os seus.
2.      Dê mais carinho ao seu cônjuge e a seus filhos.
Qual foi a ultima vez que você deu um beijo gratuitamente beijou no seu filho, ou no seu cônjuge, ou no seus pais? Demonstração de afeto constrói relacionamentos e reativa seus sentimentos de afeto.
3.      Ore mais com seus cônjuges, por ele e seus filhos.
Submeta sua família aos pés da cruz. Ore constantemente por sua família. Reunam-se  em culto doméstico. Demonstre para os seus familiares que a fé é a força para vencer este mundo com suas crises.
“O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é que vence o mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus”. (1 João 5:4, 5)
Adaptado por Pr. Ozéas Dias Gomes
Fonte: Revista Palavra e Vida. Pr. Josué Ebenézer, 2T2012. Páginas 76-78

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao Blog!
Fique a vontade para comentar!