sexta-feira, 13 de julho de 2012

RESTAURADOS PARA SERVIR

Ezequiel 36:26-30

A partir do capitulo 33 Deus fala a Ezequiel sobre a necessidade de restauração do seu povo. A desobediência, a apatia dos líderes; são denunciadas como causa do desvio do povo da presença de Deus.

No capitulo 36 o Profeta Ezequiel denuncia o estado de desobediência e afastamento da presença de Deus que se encontrava o povo de Israel. (Vs. 16-19).

“De novo a palavra do Senhor veio a mim, dizendo: Filho do homem, quando Israel morava em sua própria terra, eles a contaminaram com a sua conduta e com suas ações. (...) Por essa razão derramei sobre eles a minha ira, porque eles derramaram sangue na terra e porque se contaminaram com seus ídolos. Eu os dispersei entre as nações, e eles foram espalhados entre os povos; eu os julguei de acordo com a conduta e as ações deles”.

Ao mesmo tempo em que revela a intenção e disposição do Senhor na restauração do seu povo. (Vs. 20-25).

“20. E, por onde andaram entre as nações, eles profanaram o meu santo nome, pois se dizia a respeito deles: ‘Esse é o povo do Senhor, mas assim mesmo ele teve que sair da terra que o Senhor lhe deu’. 21. Tive preocupação com o meu santo nome, o qual a nação de Israel profanou entre as nações para onde tinham ido. 22. Por isso diga à nação de Israel: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Não é por causa de vocês, ó nação de Israel, que vou fazer essas coisas, mas por causa do meu santo nome, o qual vocês profanaram entre as nações para onde foram. 23. Mostrarei a santidade do meu santo nome, o qual foi profanado entre as nações, o nome que vocês profanaram no meio delas. Então as nações saberão que eu sou o Senhor, palavra do Soberano Senhor, quando eu me mostrar santo por meio de vocês diante dos olhos delas. 24. Pois eu os tirarei das nações, os ajuntarei do meio de todas as terras e os trarei de volta para a sua própria terra. 25. Aspergirei água pura sobre vocês, e vocês ficarão puros; eu os purificarei de todas as suas impurezas e de todos os seus ídolos”.

No texto os Vs. 26-30; identificam para nós quem são os restaurados; a operação de Deus, e os resultados da restauração na vida das pessoas que se colocam à disposição de Deus para serem restaurados.

Só os restaurados são capacitados para servir ao Senhor:

1.Têm um espírito e coração renovados. Vs. 26.

“Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne”.

2. Estão identificados com Senhor e se conduzem de acordo com os Seus mandamentos. Vs.27

“Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis”.

3. São chamados: “Povo de Deus” e “Propriedades do Senhor”. V. 28

“Vocês serão o meu povo, e eu serei o seu Deus”.

4. Estão seguros e contam com os cuidados do Senhor: “Habitação segura”. V. 28, 29

“Vocês habitarão na terra que dei aos seus antepassados... Eu os livrarei de toda a sua impureza. Convocarei o cereal e o tornarei numeroso, e não trarei fome sobre vocês”.

5. Têm uma vida frutífera, se multiplicam através do Serviço Cristão. V.30

Aumentarei os frutos das árvores e as safras dos campos, de modo que vocês não sofrerão mais vergonha entre as nações por causa da fome”.

Aplicação.
O Senhor transforma uma vida para que a comunhão seja restaurada e sirva ao Senhor.

“O mundo pode ser tenebroso, mas o futuro com Deus será glorioso” (Luiz Sayão – Rota 66)

Pr. Ozéas Dias Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao Blog!
Fique a vontade para comentar!